10.9 C
Vila Viçosa
Quinta-feira, Abril 25, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Alto Alentejo “foi líder regional” na aprovação de candidaturas ao SI2E, diz presidente da CIMAA (c/som)

A CIMAA (Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo) destacou-se na região, na aprovação de candidaturas ao abrigo do SI2E – Sistema de Incentivos ao Empreendedorismo e ao Emprego, com todas as operações decididas.

“O balanço do SI2E é claramente positivo”, diz a esta estação emissora Ricardo Pinheiro, presidente da CIMAA, com cerca de 30 projetos, com um valor de 3 milhões de euros “investidos em pequenas e médias empresas”.

Estes 36 projetos em diversos setores, como o turismo, o comércio e serviços e a indústria, foram financiados a 85% no âmbito do SI2E, com 15% de investimento a ser suportado pelos empresários, num “computo global de investimentos superior a 6 milhões de euros”.

O dirigente aponta a importância de as empresas privadas terem acesso a fundos, que permitam “que a evolução aconteça”, ao invés de este estar restrito a instituições públicas, permitindo que estes se mantenham e que cresçam no território, e que possam competir à escala nacional e internacional.

É importante que as empresas privadas, e não apenas as instituições públicas, tenham acesso a fundos que permitam” a sua evolução
Ricardo Pinheiro

 

Com 78 postos de trabalho criados com estes apoios, Ricardo Pinheiro afirma que “é uma ferramenta de criação de emprego” uma vez que o financiamento dos investimentos requer “mão de obra em determinadas operações”, estando ainda “associados à aprovação das candidaturas a criação de postos de trabalho”.

O programa permite “financiar projetos numa fase até aos 120 mil euros promovidos pela ADRAL, numa segunda fase até aos 245 mil euros promovidos pela CIMAA”.

Segundo nota da CIMAA, os 36 projetos aprovados permitem «a criação de 78 postos de trabalho, dispersos pelos diversos concelhos do Alto Alentejo, com um apoio de cerca de 300 mil euros comparticipado pelo FSE, e resultam no valor total de investimento de 6.682.792,36€, com um apoio de FEDER de 2.767.068,59€». As candidaturas aprovadas já ultrapassam os 500 mil euros de execução, prevendo-se que até ao final do primeiro semestre de 2019 o valor ultrapasse o montante de 1.5 milhões de euros.

Populares