17.6 C
Vila Viçosa
Quinta-feira, Março 28, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Alunos de Borba participaram no F1 in Schools. “Não ficamos atrás de equipas com orçamentos superiores”, diz professor Luís Miguel Rato (c/som)

F1 nas Escolas é um desafio multidisciplinar, no qual estudantes empregam software CAD/CAM para colaborarem, conceberem, analisarem, construírem, testarem e, posteriormente, correrem com miniaturas de automóveis construídos em madeira balsa e propulsionados a ar.

Foi neste projeto que alunos do Agrupamento de Escolas de Borba participaram tendo chegado à Final Nacional que se realizou nos dias 9 e 10 de julho em Vila Nova de Famalicão e onde participaram 23 equipas.

À Rádio Campanário o professor Luís Miguel Rato, responsável pela constituição da equipa explicou como funciona o projeto, tendo o convite partido do Cevalor, contando que a equipa borbense “foi a única abaixo do Tejo a participar”.

Luís Miguel Rato refere que o prémio é aliciante, “uma bolsa de estudo” para todos os elementos, “numa Universidade em Londres com tudo pago na área da engenharia automóvel”.

O professor diz que “tentámos construir o melhor carro possível e fomos à fase regional aprender um bocadinho, em 23 equipas fomos a equipa mais jovem e ganhamos o 2º prémio num passatempo criado pela equipa que ganhou o Campeonato Nacional e que vai representar Portugal no Dubai”.

Luís Miguel Rato conta que os alunos de Borba contaram com um orçamento de 500 euros, financiado por empresas da região e pela Câmara e Juntas de Freguesias locais, elucidando, “não ficamos atrás de equipas com orçamentos superiores”, lamentando não existirem mais apoios.        

{play}http://radiocampanario.com/sons/F1%20in%20Schools30julho14.MP3{/play}

O desafio inspira os estudantes a utilizarem novas tecnologias para a aprendizagem de física, aerodinâmica, conceção, construção, desenvolvimento de marcas, grafismo, patrocínios, marketing, trabalho de equipa, liderança, competências de comunicação e estratégia financeira, aplicando-os de forma prática, imaginativa, competitiva e entusiasmante.

Populares