Imprimir esta página

alvito

Alvito promove depoimentos para Preservação da Memória de idosos (c/vídeo)

Regional 13 Jul. 2021

O Património Imaterial tem vindo a ganhar o merecido reconhecimento na construção da História dos povos, e dos seus lugares.

Em Portugal convivemos ainda com uma geração, que desaparece aos poucos, e que é fiel depositária de duras vivências num passado não muito distante; esta geração, na sua grande maioria fixada no interior rural, traça um genuíno perfil do país que abandonou as suas gentes à pobreza, ao atraso económico e cultural, e à completa desproteção social, conforme divulgado pelo município.

A dura caminhada e a luta destes milhares de pessoas para que os seus filhos escapassem a um destino que os trucidou a eles próprios, logo na infância, tem de nos inspirar, de nos comover - e de servir de grito de alerta.

Recolhemos e tratámos entrevistas com a delicada labor de quem sabe estar perante uma Arca do Conhecimento cujo conteúdo nos exige, não só a salvaguarda, mas a valorização pública destes tocantes depoimentos.

A marca que imprimem ao território local – Concelho de Alvito, no Baixo Alentejo - extravasa, nas suas caraterísticas e ramificações, a todo o país, construindo um sentir e um reconhecimento - pessoal e comunitário - comum.

Aqui estão, na demanda urgente da nossa dedicação à escuta.

Próximo episódio, dia 20 de Julho - 18 horas: DO COMER, VESTIR E CALÇAR, DAR BANHO, IR À ÁGUA

1º EPISÓDIO: INFÂNCIA, BRINCADEIRAS, IR À ESCOLA