Imprimir esta página

Amareleja

Amareleja registou 46,2ºC em Julho e foi a localidade mais quente do pais

Publicado em Regional 03 agosto, 2017

A localidade alentejana de Amareleja foi, a nível nacional, a que registou em julho o valor mais alto de temperatura máxima, alcançado a 46,2ºC no dia 13 de julho, revela agora o Boletim Climatológico lançado pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera.

De acordo com este boletim, “o mês de julho de 2017 em Portugal Continental foi seco e quente.”, acrescentando ainda que “o valor médio da temperatura média do ar foi 0.56 °C superior ao valor normal, sendo que o dia 13 de julho foi o mais quente em Portugal Continentam.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera classificou o mês de Julho como seco, com um valor médio de precipitação em Portugal continental de 5.3 mm, o que corresponde a 38% do valor médio.

De acordo com o índice meteorológico de seca, no final do mês de julho mantém-se a situação de seca meteorológica em quase todo o território de Portugal Continental, verificando-se um agravamento no interior do Alentejo No final deste mês cerca de 79 % do território estava em seca severa (69.6 %) e extrema(9.2 %).

(Por: Hugo Calado)