Elvas

Ameixa de Elvas ganha fábrica-museu, um "espaço que os turistas adoram”, diz autarca (c/som e fotos)

Publicado em Regional 20 setembro, 2019

Decorreu esta quinta-feira (19 de setembro), uma visita à Fábrica-Museu da Ameixa, espaço aberto recentemente por ocasião dos 100 anos da Fábrica Frutas Doces (propriedade da empresa Sereno & Fonseca), em Elvas.

A RC acompanhou a visita e falou com o proprietário José Carlos Fonseca que explica que o espaço apresenta mais do que a ameixa de Elvas, vários produtos regiões, servindo como ‘janela’ para toda a cidade.

Surge como o local por onde “os turistas podem passar e ver”, mas os próprios habitantes de Elvas têm no espaço a oportunidade de conhecer a história da Ameixa de Elvas, “conhecida a nível mundial, e que não têm informação nenhuma sobre ela”.

“É um museu no qual se pode obter todas as informações sobre a ameixa”
José Carlos Fonseca

No espaço há informações “sobre as origens da ameixa, do processo de fabrico da ameixa, e faz um enfoque especial nos antigos proprietários desta fábrica”.

É ainda possível adquirir não só as ameixas de Elvas, como outros produtos regionais-

“Também explicamos (aos turistas) a panorâmica histórica da cidade”, uma vez do museu se avistam pontos como “a 2ª cerca muçulmana, a 3ª cerca de D. Fernando, o Museu Militar, o Forte de Santa Luzia”, conclui.

Nuno Mocinha, presidente da Câmara Municipal de Elvas, em declarações à RC congratula a iniciativa e aponta o seu contributo “para tornar a cidade mais atrativa” e na valorização da Ameixa de Elvas.

É assim proporcionado aos turistas conhecer a história da Ameixa de Elvas, “com a visita a estas instalações”.

No espaço da fábrica-museu da ameixa, temos um dos produtos-rei do nosso concelho”
Nuno Mocinha

O autarca congratula não só José Carlos Fonseca “por ter tido a iniciativa de fazer este espaço que os turistas adoram”, mas também “todos os empresários que têm acreditado  e que abrem as suas empresas para criar emprego e apostam no nosso concelho e o vão tornando mais rico”.

A Fábrica Frutas Doces foi fundada em 1919, e adquirida pela empresa Sereno & Fonseca em 2017. 

Últimas notícias

Histórico de Notícias

« Outubro 2019 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
  1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30 31