10.4 C
Vila Viçosa
Quinta-feira, Abril 25, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Antes da partida, Padre Ricardo Cardoso entrega população de Borba ao Senhor Jesus dos Aflitos. A RC mostra-lhe o almoço de despedida (c/som)

RC

No passado sábado (31 de agosto), cerca de 300 pessoas reuniram-se em Borba, para o almoço de despedida do Padre Ricardo Cardoso, que durante 2 anos guiou a população do concelho e que parte agora numa nova missão para Roma.

A RC esteve presente e falou com o pároco, que afirma que antes de partir na sua missão, entregou as pessoas de Borba ao Senhor dos Aflitos, mas que estas “continuam a permanecer de uma forma incondicional” no seu coração.

“A verdade é que a população de todo o concelho de Borba conquistou o meu coração, como talvez conquistei o coração deles”
Pe. Ricardo Cardoso

Também a população de Borba dedicou o mesmo carinho ao pároco, “foram corações conquistados uns pelos outros que fez com que muito fosse possível”, declara.

O facto de ter o concelho inteiro a seu cargo, apresentou-lhe algumas dificuldades, mas, afirma – “obrigou-me a dilatar o coração e a sentir que o meu coração está em Borba e Borba está no meu coração”.

“Eu sei que o povo de Deus não me pertence, as pessoas não pertencem a um padre, pertencem ao coração de Deus”
Pe. Ricardo Cardoso

Tendo ao longos dos últimos 2 anos convivido com as preocupações, problemas, doenças e até vazio humano de muitos dos borbenses, sentiu que a sua partida era “a altura de devolver todas estas pessoas ao coração de Deus, sabendo que só o Senhor dos Aflitos lhes poderá valer”, tendo ido à Capela do Senhor Jesus dos Aflitos entregar o povo de Borba, antes da cerimónia de despedida. Considerou necessário “depositar junto do Senhor dos Aflitos porque sendo eu pequeno para esta missão, sempre contei com ele e sei que é ele que agora vai guardar os borbenses”, declara.

Questionado sobre a sua ligação com borbenses menos praticantes, o pároco declara nunca ter visto diferença entre as pessoas, tendo sempre tentado olhá-las como “Deus as olha”, acrescentando que “o facto de não ir à igreja às vezes levantava mais preocupação, porque muitas vezes a sua distância tem a ver com as dificuldades da vida”.

“Tive que sair da casa dos meus pais para seguir Jesus, agora tenho que sair das minhas paróquias para ir até onde Ele me pedir”
Padre Ricardo Cardoso

Foi o Padre Simões quem se dirigiu à casa dos pais do Padre Ricardo, e reconhecendo-lhe a vocação, pediu para que este ingressasse no Seminário de Vila Viçosa. Desde esse dia, afirma o pároco, “as certezas são as mesmas e vão renovando de dia para dia”, sendo igualmente renovadas “ao partir”, conclui, declarando que a sua vida “tem sido uma história feita com Deus”.

Presente no almoço, António Anselmo, presidente da Câmara Municipal de Borba destaca a ligação que o Padre Ricardo conseguiu criar com o povo em tão pouco tempo, assim como o sentimento de união que gerou.

Conquistando pela sua simplicidade, “conseguiu que todos nós mostrássemos o bom coração que temos”, afirma o autarca, recordando as palavras do pároco que disse que “o coração coletivo de Borba é tão grande que é uma pena não ser usado”.

“O Padre Ricardo foi uma pessoa muito importante em Borba, é um homem bom, um coração grande”
António Anselmo

Na sua passagem por Borba, conseguiu que as pessoas percebessem que “em conjunto conseguem fazer tudo”, tendo “de uma forma muto humana”, reunido a população em seu redor.

{gallery}despedida_padre_ricardocardoso{/gallery}

Populares