7 C
Vila Viçosa
Sexta-feira, Março 29, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

António Costa anuncia “novo conjunto de medidas” de apoio à atividade económica

Foto: Correio da Manhã

O primeiro-ministro, António Costa, anunciou esta quarta-feira que o Conselho de Ministros vai aprovar amanhã um “novo conjunto de medidas” de apoio à atividade económica e “em particular às micro e pequenas e médias empresas que estão a ter um esforço muito grande”.

Esta quinta-feira, o Governo vai aprovar, em sede de Conselho de Ministros, um novo conjunto de medidas de apoio à atividade económica, nomeadamente dirigidas às micro, pequenas e médias empresas.

“O Governo tem bem consciência das dificuldades. Amanhã mesmo o Conselho de Ministros irá aprovar um conjunto de medidas, um novo conjunto de medidas, de apoio à atividade económica e em particular às micro e pequenas e médias empresas que estão a ter um esforço muito grande e a suportar um custo muito grande pelo esforço que temos de fazer para suportar a pandemia”, disse o primeiro-ministro.

António Costa falava no final de uma cerimónia de assinatura de acordos entre o Governo, a DECO (Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor) e entidades representativas do setor comercial e da distribuição para o alargamento do período de trocas de compras de Natal até 31 de janeiro e da época de promoções, tendo em vista evitar aglomerações nos estabelecimentos comerciais.

Numa sessão que foi aberta pelo ministro de Estado e da Economia, Pedro Siza Vieira, António Costa defendeu que, no combate à propagação do novo coronavírus, “não se pode matar a atividade económica, os empregos, o rendimento das famílias e dos empresários”, mas evidenciou a necessidade de se evitar a todo o custo aglomerações de pessoas.

Através de ferramenta digital criada para o efeito, os comerciantes que adiram à iniciativa assumirão o compromisso – mediante a subscrição de uma declaração de compromisso no portal eportugal e à colocação, no seu estabelecimento, do dístico identificativo da iniciativa – de permitir que, nos respetivos estabelecimentos, possam ser trocados, até 31 de janeiro de 2021, os produtos aí comprados entre 04 de novembro e 25 de dezembro.

O Governo reúne-se na quinta-feira, conforme é habitual, para aprovar as novas medidas de carácter económico. Porém, não é expectável que sejam adotadas medidas adicionais de combate à pandemia, uma vez que o Executivo de António Costa esteve reunido em Conselho de Ministros extraordinário com esse fim – uma nova reavaliação será feita em 15 dias.

O confinamento parcial entrou hoje em vigor em 121 concelhos de Portugal continental, incluindo Vila Viçosa, onde há “risco elevado de transmissão da COVID-19”, aplicando-se o dever de permanência em casa, exceto para deslocações autorizadas, como compras, trabalho, ensino e atividade física.

 

Populares