Portalegre

António Victorino D’ Almeida e Daahoud Salim em ‘duelo de pianistas’ no Festival (IM) Previstos Culturais em Portalegre

António Victorino D’ Almeida e Daahoud Salim em ‘duelo de pianistas’ no Festival (IM) Previstos Culturais em Portalegre CMPortalegre
Regional 14 Out. 2019

Os pianistas António Victorino D’ Almeida e Daahoud Salim atuam no dia 17 de outubro, no Centro de Artes do Espectáculo de Portalegre, no âmbito do Festival Transfronteiriço (IM)Previstos Culturais.

A suprema arte da improvisação, expressa no piano, tanto a solo, como em dueto. Ou em duelo... Duelo de estilos, duelo de gerações, duelo de pianistas... Colossais pianistas!

O Maestro António Victorino D’Almeida é o mais prolífico, popular e prestigiado dos compositores portugueses vivos, com uma carreira internacional que já ultrapassou os 60 anos de atividade. Terminou o Curso Superior de Piano, no Conservatório Nacional de Lisboa, com média final de 19 valores, o que lhe permitiu obter uma bolsa do Instituto da Alta Cultura, para prosseguir estudos em Viena de Áustria.

Conhecido como grande mestre na orquestração, é figura incontornável da música em Portugal, contando também um notável sucesso nos domínios da televisão, do cinema e do teatro, escritor, cenarista e realizador. O seu notável contributo no domínio das artes foi reconhecido tanto em Portugal como no estrangeiro.

Daahoud Salim é um dos mais importantes pianistas espanhóis da nova geração. Pianista e compositor multipremiado, as suas digressões internacionais têm-lhe permitido tocar nos mais variados países.

Gravou vários discos de música clássica e jazz, que mereceram os mais rasgados elogios da crítica especializada. A sua musicalidade e virtuosismo levaram-no a ganhar diversos prémios, tais como o primeiro prémio nos concursos "Internacional de Piano de Carlet", "Grachten Festival Conservatorium Concurs", "Ciclo Primer Palau" ou "Festival de Jazz de Getxo - Prémio para o melhor solista", entre outros.

O Festival Transfronteiriço (IM)Previstos Culturais é cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), através do programa INTERREG VA España-Portugal (POCTEP) 2014-2020, em concreto pela candidatura 0363_1234REDES_CON_6_E, enquadrado no Eixo 3 – crescimento sustentável pela cooperação transfronteiriça, reforçando a componente da cooperação com Espanha e a consolidação de redes e parcerias existentes.

Os (IM)Previstos Culturais estendem-se até 23 de novembro, sempre com entradas gratuitas nos diferentes espaços onde decorrem os espetáculos.

Últimas notícias

Histórico de Notícias

« Novembro 2019 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
        1 2 3
4 5 6 7 8 9 10
11 12 13 14 15 16 17
18 19 20 21 22 23 24
25 26 27 28 29 30