14.8 C
Vila Viçosa
Quinta-feira, Março 28, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Arcebispo de Évora apela ao sentido de responsabilidade e diz “se necessário cancelamos as celebrações da Semana Santa”

O Arcebispo de Évora, D. Francisco Senra Coelho, mostra-se solidário com as orientações emanadas pela DGS e apela ao sentido de responsabilidade de todos. Leia a mensagem de sua excelência reverendíssima na integra:

Tendo presente a situação que estamos a viver, originada pelo coronavírus COVID-19, que a todos nos preocupa e convoca, seguindo responsavelmente as orientações emanadas pela DGS – Direcção Geral de Saúde e pela CEP – Conferência Episcopal Portuguesa, faço chegar a todos as seguintes orientações:

1. Estamos a viver o tempo da Quaresma e preparamos a Semana Santa, com celebrações próprias, nomeadamente, Procissões, Vias-sacras, Celebrações Penitenciais, Lava-pés e Adoração da Cruz. Em todas as circunstâncias devemos ter presente as orientações emanadas pela DGS e CEP. Apelo a uma atitude de prudência, procurando avaliar cada situação e, se for necessário, optar mesmo por cancelar ou adiar.

2. Tendo a Comunidade Cristã a missão de acompanhar os doentes, idosos e sós deve continuar a fazê-lo com solicitude, discernindo os modos de procedimento em cada caso concreto, respeitando todas as normas. Neste delicado ministério, manifesto a minha especial proximidade junto dos mais fragilizados pela doença e idade, bem como aos Párocos, Diáconos, Ministros Extraordinários da Comunhão e Visitadores de Doentes.

3. Apelo a um especial cuidado nas celebrações das Exéquias, nomeadamente, nos Velórios, para que também neste contexto sócio-religioso se cumpram as orientações da DGS e CEP.

4. Estando a Visita Pastoral a decorrer à Vigararia de Elvas, composta pelos concelhos de Monforte, Campo Maior e Elvas, estarei próximo das Comunidades, respeitando sempre a postura adequada a cada circunstância. Apelo à compreensão para as alterações que possam necessariamente ocorrer aos programas elaborados.

5. Relativamente à Catequese, cada Comunidade Paroquial deve estar atenta aos critérios propostos pela tutela da Educação para a Comunidade Escolar em geral.

6. Uma preocupação especial merecem os Centros Sociais Paroquiais, bem como todas as Instituições de Inspiração Cristã. Agradeço todas as medidas necessárias já implementadas pelos Órgãos Sociais, nomeadamente a elaboração e execução do Plano de Contingência, e lembro a urgência de todas as Instituições adoptarem as medidas necessárias para protecção dos utentes, funcionários, familiares, visitas, colaboradores, voluntários e fornecedores.

7. Estas orientações permanecem abertas à evolução dos acontecimentos e a novas orientações que possam ser emanadas pela Arquidiocese de Évora e pelas autoridades competentes, às quais devemos ouvir em todos os casos de dúvida.

O meu profundo agradecimento e apreço a todos os Profissionais de Saúde por toda a diligência, excelência e humanidade demonstrada para com todos os doentes.

Agradeço a todos os agentes da Comunicação Social pelo esforço e empenho colocados na sensibilização e esclarecimento da opinião pública para a importância do momento que nos é dado viver.

Agradeço igualmente todos os esforços levados a efeito para manter a serenidade e evitar ambientes de falsos alarmismos, geradores de pânico.

A todos os Profissionais de Saúde, doentes e suas famílias manifesto a minha proximidade, oração e a disponibilidade da Arquidiocese de Évora para colaborar com todos no combate ao COVID-19.

A Arquidiocese de Évora reafirma o compromisso de seguir escrupulosamente as ordens emanadas pela DGS e CEP, mantendo sempre uma postura proactiva e responsável.

Por intercessão de Nossa Senhora da Conceição, nossa celestial Padroeira, imploremos a Deus que afaste de nós as doenças e nos conceda o dom da fortaleza, da serenidade, para vivermos em saúde.

Populares