Vila Vicosa

ARH do Alentejo deu pareceu favorável às candidaturas chumbadas das ETARS de Pardais, São Romão e Bencatel (c/som)

Publicado em Regional 23 março, 2018

As candidaturas a fundos comunitários para a construção das ETAR’s (Estações de Tratamento de Águas Residuais) de Pardais e de São Romão, e requalificação da ETAR de Bencatel, foram chumbados.

A apresentação da candidatura carece de parecer da ARH (Administração da Região Hidrográfica) do Alentejo, que foi favorável, afirma à RC, André Matoso, Administrador Regional.

Os pareceres para construção e requalificação das ETAR’s no concelho foram solicitados pelo Município de Vila Viçosa, respetivamente, a 19 de outubro e 2 de novembro, e enviados nos dias seguintes.

Como fundamento, foi apresentada a necessidade destas “intervenções face ao mau funcionamento e inadequação dos sistemas de tratamento que existem atualmente”.

A aprovação da candidatura, permitira o cumprimento dos “objetivos definidos, nomeadamente para a qualidade das massas de água que drenam para a albufeira do Alqueva”, alargando assim a área de beneficiada com o projeto para além de Vila Viçosa.

Atualmente, o dirigente afirma desconhecer o ponto da situação da candidatura, que a RC noticiou com declarações de autarcas de Vila Viçosa e Pardais terem sido chumbadas, mas avança que “a aprovação das candidaturas é feita pela autoridade de gestão, o POSEUR”. Desta forma, e “se houver algum problema, a Câmara Municipal de Vila Viçosa tem toda a legitimidade de solicitar uma reapreciação e fazer prevalecer o seu ponto de vista”.

Relativamente ao motivo da reprovação das candidaturas, diz não ter essa informação, “mas pode ser por exemplo, por já não haver verba”.

 

Últimas notícias

Histórico de Notícias

« Outubro 2019 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
  1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30 31