13.2 C
Vila Viçosa
Sexta-feira, Abril 19, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

As primeiras novidades da Festa da Vinha e do Vinho. “As pessoas têm que perceber que há festa em Borba”, diz António Anselmo (c/som)

Entre os dias 8 de 16 de novembro irá decorrer na cidade de Borba mais uma edição da Festa da Vinha e do Vinho.

Ao longo de nove dias, no Pavilhão de Eventos de Borba será promovida a degustação e venda de inúmeras marcas de vinho do Alentejo. O evento promove também os equipamentos e serviços vitivinícolas, a gastronomia e doçaria, além dos enchidos, azeite e queijos da região. O artesanato marca também presença com expositores oriundos de todo o país, nas mais diversas expressões, desde o barro, tapeçaria, madeira, cortiça, entre muitos outros materiais, que regularmente encontram neste evento um espaço de divulgação e comercialização.

 “No dia de S. Martinho vai à adega e prova o vinho”, diz o provérbio popular, e por esta data, 11 de novembro, esta tradição ganha mais evidência na Festa da Vinha e do Vinho, onde se prova o vinho novo e se oferecem castanhas assadas, num arraial com animação musical.

Com palco numa das mais importantes regiões vitivinícolas do Alentejo, o certame está a cargo do município, Associação Técnica dos Viticultores do Alentejo (ATEVA), Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA) e Turismo do Alentejo.

O programa inclui um circuito pelas tascas no dia inaugural e, ao longo dos nove dias, engloba provas de vinhos, animação musical, conferências e atividades culturais e desportivas.

À Rádio Campanário o presidente do Município de Borba, António Anselmo refere que este ano a Festa da Vinha e do Vinho “ou mantem a sua originalidade ou então não vale a pena, esta é uma festa da vinha e do vinho, e o vinho tem que ser promovido e quem o promove claramente terão que ser os produtores, vamos colocar os produtores no palco central da festa”.

António Anselmo diz que “o Turismo do Alentejo vai nos dar um apoio com a experiencia que tem, a câmara não tem muitos meios”.

O autarca prevê que possam estar presentes “vinte adegas, gostaria muito de ter aqui adegas cooperativas, o importante é promovermos o vinho e a vinha do Alentejo”.

Relativamente a espetáculos, António Anselmo não quis para já avançar os artistas que irão estar presentes dizendo apenas, “o Dia de S. Martinho terá que ser um dia popular, em relação aos artistas, não temos muito dinheiro e às vezes gastar muito dinheiro não quer dizer que haja qualidade, o importante é que as pessoas vão e gostem”, confirmando a realização de um Festival de Folclore, “extremamente importante”, no dia 8 de novembro.

O presidente da Câmara Municipal de Borba avança que este ano será colocado o autocarro do município nas freguesias, a fim de transportar os habitantes para a sede de concelho, “a Festa da Vinha e do Vinho tem que ser uma festa do concelho e nos últimos tempos tem-se resumido a um pavilhão, que até é pequeno, as pessoas tem que perceber que há festa em Borba”. 

{play}http://radiocampanario.com/sons/anselmo_festa_da_vinha20out14.mp3{/play}

A Rádio Campanário está em condições de avançar em primeira mão alguns dos nomes que  estarão em palco durante estes nove dias.

Assim no sábado, dia 8 de novembro sobe ao palco a Orquestra Ligeira do Exercito, no dia 9 realiza-se o Festival de Folclore Alen´Tejo e no dia 13 de novembro a noite será dedicada ao fado com uma homenagem a João Rita, com a presença de D. Vicente da Câmara, José da Câmara e inumeros fadistas que o acompanharam ao longo da sua carreira.

Para sábado, 15 de novembro está reservado um concerto com a banda Diabo na Cruz, estando por confirmar o encerramento a Festa da Vinha e do Vinho, mas ao que tudo indica será o artista da musica ligeira, Toy.

Ao longo do evento, haverá animação musical com grupos de Canto Alentejano.  

Populares