6.5 C
Vila Viçosa
Sexta-feira, Março 29, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Assembleia Municipal de Estremoz aprova por unanimidade voto de reconhecimento ao padre Júlio Luís Esteves

Em nota enviada à redação da Campanário, a Assembleia Municipal de Estremoz torna público que na Sessão Ordinária, de 21 de setembro, sob proposta do Grupo Municipal do PS, foi aprovado por unanimidade o voto de reconhecimento ao cónego Júlio Luís Esteves, que faleceu em setembro do passado ano.

No documento, sobressai a passagem do padre por Vila Viçosa, onde ingressou no Seminário Menor aos onze anos de idade e onde estudou durante cinco anos, antes de ir para ao Seminário Maior de Évora, em que completou o curso e foi ordenado Sacerdote na Sé de Évora, em 1959.

Júlio Luís Esteves foi, entre 1951 e 1966, Perfeito e Professor no Seminário de Vila Viçosa, tendo sido nomeado, posteriormente, pároco de Vila Fernando, Barbacena e Santa Eulália e depois Pároco de Juromenha, Terena e capelão do Hospital da Santa Casa da Misericórdia de Alandroal.

Em 1967 chega a Estremoz, onde foi nomeado capelão do Hospital da Santa casa da Misericórdia e do Centro de Saúde assim como pároco das freguesias de São Bento do Ameixial e Gloria, mais tarde também São Bento do Cortiço e Santo Estevão.

Em nota, destaque para a sua “energia e espirito jovem” e capacidade empreendedora, algo notório através das obras de restauro das igrejas das paróquias onde exercia. Júlio Luís Esteves passou também pelo teatro e deu cartas na música, tendo sido impulsionador da Rádio Despertar.

Populares