30 Nov. 2022
Augusta Serrano;
Firmamento da Noite
22:00-04:00

Evora

Assembleia Municipal de Évora aprova recomendação pelo reforço de meios no hospital de Évora!

Regional Escrito por  Nota de Imprensa 01 Out. 2022

A Assembleia Municipal de Évora aprovou ontem uma recomendação proposta pela bancada do PSD, pelo reforço de meios e da capacidade operacional do Espírito Santo.

De acordo com a informação referida na nota d eimprensa enviada pelo PSD à nossa redação, a recomendação foi aprovada por maioria, com os votos contra da Bancada do Partido Socialistas.

Nesta recomendação o PSD refere "Como é público, encontra-se em construção o novo Hospital Central do Alentejo (HCA). Defensor desde a primeira hora do projeto, o PSD tem criticado o facto da construção desta infraestrutura -fundamental para a vida dos eborenses e dos alentejanos - não ter obedecido a uma programação financeira clara, atempada e rigorosa, como seria suposto. Não obstante esse deficit de planeamento, parece evidente que o novo HCA será uma realidade, ainda que obra tenha de percorrer, muito provavelmente, um horizonte temporal mais longo daquele o Governo previa no início. "

Para o Partido Social Democrata "esta dilação temporal obrigará inevitavelmente a uma maior atenção à situação do atual hospital (HESE), que como é sabido enfrenta dificuldades de vária ordem. "

"Para além da nomeação urgente de um novo Conselho de Adminstração, que se quer empenhado e totalmente comprometido em melhorar a qualidade dos atos médicos prestados e em aumentar o número de tratamentos e cirurgias- incluindo a redução dos tempos de espera nas urgências - não podemos ser complacentes com o Governo, que agora reforçado com um CEO para este setor, tem uma obrigação acrescida de identificar falhas, corrigir problemas e implementar as soluções que o SNS precisa, e o HESE em particular, executando virtuosamente as verbas inscritas no Orçamento para a Saúde, as quais nem sempre são utilizadas na sua totalidade," pode ainda ler-se no documento.

O documento especificamente ainda quais as recomendações propostas e aprovadas:

- Exortar o Governo e os serviços desconcentrados do Estado ligados à Saúde (ARS) e ao Desenvolvimento Regional (CCDR), bem como o Conselho de Administração do HESE - o atual e o futuro – a propor e a tomarem de forma conjunta integrada, as medidas necessárias, nomeadamente em matéria de reforço de meios, equipamentos e pessoal, através das verbas do Orçamento de Estado para 2023 e anos vindouros, por forma a garantir um pleno funcionamento desta infraestrutura e o reforço da sua capacidade operacional, enquanto o novo Hospital Central não é construído.

Foi ainda aprovado que a referida recomendação  seja remetida: -A Sua Excelência, o Senhor Primeiro Ministro -A Sua Excelência, o Senhor Ministro da Saúde -Ao Senhor Diretor Executivo da Saúde - Ao Senhor Presidente da Comissão e Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo - À Senhora Presidente da Administração Regional de Saúde do Alentejo - Aos Senhores Deputados eleitos pelo Círculo Eleitoral de Évora."

Últimas notícias

Histórico de Notícias

« Novembro 2022 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
  1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30