03 Dez. 2022
Augusta Serrano;
Firmamento da Noite
22:00-04:00

Associação de voluntários que estão a reabilitar habitações no Alandroal faz balanço "muito positivo"

Regional Escrito por  24 Ago. 2021

A associação Just a Change faz um balanço "muito positivo" do trabalho deste verão, que culminará com a reabilitação de 55 casas em vários pontos do país, feita por mais de 350 voluntários.

"Passámos de quatro para doze campos, em comparação com o ano passado, porque tivemos maior mobilização de voluntários e de parceiros locais. Tem sido uma mobilização fantástica", referiu José Afonso.

O Município de Alandroal tem pelo 2º ano consecutivo os jovens voluntários a reabilitar habitações degradadas no concelho. Este ano chegaram a Montejuntos os cerca de quarenta jovens voluntários de todo o país da Just a Change que este ano participam no programa de reabilitação de habitações degradadas no concelho. Este ano são 4 as intervenções. Mais de 50 mil euros de investimento. 20 mil da Fundação Manuel António da Mota e o restante do município.

Foram preparadas as antigas instalações da Escola Primária de Montejuntos para os acomodar e fica preparada para outros usos.

Durante estes campos de verão, que este ano começaram em julho e terminam em setembro, os voluntários do Just a Change reabilitam casas de forma a mudar a realidade de quem nelas vive.

"A pandemia chamou a atenção de todos para a importância da casa. O nosso trabalho este ano é particularmente importante", frisou o responsável, contando que houve famílias "que este ano passaram a ter uma casa de banho e um telhado em condições, janelas novas e espaços para os filhos estudarem com mais condições".

Segundo José Afonso, o valor médio investido em cada casa varia entre os oito e os dez mil euros, beneficiando a economia local.

"Os projetos têm impacto local nos fornecedores e nos técnicos de obra. O impacto do projeto é multiplicado porque o investimento é feito localmente", frisou.

Alcanena, Óbidos, Sever de Vouga (por duas vezes), Faro, Loulé, Alandroal, Portimão, Lagoa, Vila Pouca de Aguiar, Tondela e Torres Vedras foram os concelhos escolhidos para os campos deste verão.

Esta é a sétima edição de um projeto que teve início em 2015 e que já aumentou em cerca de 800% o seu volume de intervenção.

Fonte: NM

Últimas notícias

Histórico de Notícias

« Dezembro 2022 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
      1 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 30 31