Depois da conquista do ouro no Campeonato Nacional Universitário, a comitiva seguiu rumo a Lodz para a conquista de um lugar no pódio.
Em declarações, Henrique Gil, Presidente da Associação Académica da Universidade de Évora, considera que “esta é mais uma vitória que prova o valor dos estudantes-atletas da academia”, que “o mérito é dos atletas e do seu treinador, Manuel Pacheco, que tem feito um trabalho incrível”, referindo ainda “que o desporto universitário continua a ser um parente pobre da secretaria de estado e que não é prioridade na região nem na academia. Talvez com outra visão, investimento e aposta, seria possível criar condições que demonstrassem o verdadeiro potencial dos atletas, com resultados bem diferentes, seja nos individuais seja nos coletivos”, finalizando que “estas medalhas são um motivo de orgulho e reconhecimento do esforço dos estudantes”.
O Presidente da AAUE recorda ainda Diogo Fernandes, medalha de bronze nos CNU de atletismo, 3000m obstáculos, fazendo uma referência à prestação das equipas nas Fases Finais do Campeonato Nacional Universitário, que se realizaram em Leiria, e da grande recuperação pós- Covid em 2021 na Covilhã. Destaca ainda que “o desporto não pode ser visto como um gasto, mas como um investimento. Formamos estudantes ativos, mas serão também cidadãos ativos. Continuaremos a trabalhar para criar mais e melhores condições.”
Fazendo ainda uma análise sobre o Campeonato Mundial Universitário de Futsal, que se realiza de 18 a 24 deste mês em Braga e Guimarães, Henrique Gil considera que “temos duas seleções muito fortes e capacitadas para disputar o pódio. Não posso deixar de realçar o trabalho do Selecionador Jorge Braz e da mais valia da presença de Ana Pinto na baliza da seleção nacional”. Recorda que “em 2020 tivemos a sorte de poder ouvir a opinião de Jorge Braz na mesa redonda sobre O Impacto da Pandemia no Desporto, no âmbito da primeira edição da Expo Estudante”, finalizando que “temos muito orgulho na Ana e que de tudo faremos para conseguir reativar o futsal feminino no próximo ano e ter mais atletas como ela”.
Atualmente, a AAUE detém a gestão do desporto universitário na academia e promove a prática desportiva através da sua marca UÉvora Sports, potenciada pela Secção Autónoma Desportiva.