13.8 C
Vila Viçosa
Sábado, Abril 20, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Autarcas do Baixo Alentejo querem que governo dê prioridade às acessibilidades da região

A Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo (CIMBAL) exigiu ontem que o Governo dê “prioridade” às suas reivindicações para que sejam criadas as “condições necessárias” para que a região possa ter “um futuro auspicioso”, no que diz respeito aos investimentos nas acessibilidades. Esta exigência surgiu de uma tomada de posição pública aprovada numa reunião do Conselho Intermunicipal da CIMBAL, em que participaram sete autarcas, todos socialistas, dos 13 municípios (nove liderados pelo PS e quatro pela CDU) que compõem aquele órgão.

O documento foi aprovado pelo vice-presidente da Câmara de Aljustrel e pelos presidentes dos municípios de Almodôvar, Barrancos, Beja, Castro Verde, Ferreira do Alentejo e Mértola.

Entre as exigências explanadas no documento, encontram-se a rodovia e a ferrovia, com especial ênfase na eletrificação do troço Beja até Casa Branca.

No caso deste último os autarcas afirmam que é “essencial para melhorar a única ligação ferroviária de que a capital do distrito de Beja dispõe” e “a única alternativa possível” para a região continuar a ter um serviço ferroviário que a ligue ao resto do país.

Defendendo ainda que seja “tornado transitável” o desativado troço ferroviário Beja/Funcheira para permitir a circulação de comboios entre o Alentejo e Algarve.

Populares