Radio Campanario

Alentejo

Avis

Avis celebrou 808 anos de fundação da Vila

Regional Escrito por  18 Ago. 2022

No dia 15 de agosto Avis celebrou 808 anos de fundação da Vila com um conjunto de atividades evocativas do simbolismo desta data, organizadas pelo Município de Avis, através do Centro Interpretativo da Ordem de Avis (CIOA), e com a colaboração da Associação Desportiva e Recreativa Amigos do Atletismo de Avis (ADRAAA) e do Clube de Futebol “Os Avisenses”.

As comemorações tiveram início no topo da Torre da Rainha com o hastear da bandeira da Ordem de Avis, um elemento simbólico elaborado pelo CIOA com base na documentação histórica alusiva à iconografia dos primórdios da fundação que, numa das faces retrata a lenda fundacional e na outra a ligação à Ordem Militar de S. Bento de Avis, com a representação do Convento e a filiação à Ordem de Calatrava.

Seguiu-se a apresentação do percurso permanente de orientação “Orienta-te pelos monumentos”, desenvolvido pela ADRAAA e que desafia os residentes e visitantes a descobrir o património do Centro Histórico da Vila através de três percursos de orientação, dois com caráter lúdico e um com vertente competitiva. Os mapas dos percursos encontram-se disponíveis no CIOA e no Posto de Turismo e constituem uma forma de aliar a valorização do património histórico à promoção da orientação enquanto modalidade desportiva.

No período da tarde realizou-se, no Pavilhão da E.B. 2,3 Mestre de Avis, um jogo de futsal amigável embora bastante disputado entre uma equipa de Trabalhadores do Município de Avis e outra que representou as cores do Clube de Futebol “Os Avisenses”, que celebrou nesta data o seu 77.º aniversário, e que terminou com a vitória do clube aniversariante por 8-3.

As comemorações terminaram com uma noite de fados que teve como pano de fundo a emblemática Igreja do Convento de S. Bento de Avis, elemento destacado da presença da Ordem Militar de S. Bento de Avis. Na abertura desta iniciativa, apresentada por Joaquim Calçadas, a Vereadora da Cultura, Inês Fonseca, destacou o simbolismo da data que se assinalou e agradeceu ao público pela adesão às iniciativas realizadas. Ao longo da noite ecoaram no Largo do Convento os sons do fado, com as vozes de Conceição Ribeiro e Vítor Miranda, acompanhados por Rafael Pacheco, na guitarra portuguesa, Nuno Lourenço, na viola baixo, e Rogério Ferreira, na viola de acompanhamento.

Fonte: CM Avis

Últimas notícias

Histórico de Notícias

« Outubro 2022 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
          1 2
3 4 5 6 7 8 9
10 11 12 13 14 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 29 30
31