17 C
Vila Viçosa
Sábado, Abril 20, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Azeite do Alentejo investe 265 mil euros em promoção externa entre 2016 e 2019

 O Azeite do Alentejo correu o mundo nos últimos três anos. Esteve em exposição em São Francisco e Nova Iorque, foi degustado em Montreal e deu-se a provar em Berlim, Copenhaga e Estocolmo, em ações de promoção junto de consumidores e distribuidores. Viajou também a bordo de centenas de voos da TAP e deu a conhecer o seu território, o Alentejo, e a sua gastronomia típica a chefs (incluindo Estrelas Michelin), críticos gastronómicos, sommeliers de azeite e jornalistas internacionais.

Em três anos, o CEPAAL – Centro de Estudos e Promoção do Azeite do Alentejo investiu um total de 265 mil euros em iniciativas de promoção nos seus mercados de exportações estratégicos – Alemanha, Brasil, Canadá, Dinamarca, Estados Unidos e Suécia.

O projeto de internacionalização “Promoção do Azeite do Alentejo nos Mercados Externos”, que decorreu entre setembro de 2016 e agosto de 2019, foi cofinanciado pelo Alentejo 2020 – Programa Operacional Regional do Alentejo e contou com uma dotação total de 320.682 euros (dos quais 80% provenientes do Fundo Europeu do Desenvolvimento Regional). O CEPAAL termina assim este projeto com uma taxa de execução financeira de 83% e com 100% das ações previstas realizadas. Os resultados são apresentados esta quinta-feira, no seminário final do projeto de internacionalização, que decorre no Convento do Espinheiro, em Évora, a partir das 17 horas.

Gonçalo Morais Tristão, presidente do CEPAAL, faz o balanço: “Conseguimos, com sucesso, promover o Azeite do Alentejo nos nossos mercados estratégicos e de forma muito eficiente, já que executámos todas as ações previstas num montante de investimento global abaixo das previsões iniciais. Não podemos, por isso, estar mais orgulhosos destes resultados. Demos o Azeite do Alentejo a conhecer, enquanto marca coletiva, em mercados que consideramos que estão a ganhar grande apetência por este produto mediterrânico”, especifica. O responsável reforça ainda o facto de durante o período de três anos em que o projeto de internacionalização decorreu, “o universo de associados do CEPAAL ter acelerado as suas exportações.”

Populares