07 Dez. 2021
Augusta Serrano
Notícias
17:00-19:30

"Baguitas" o novo snack saudável confecionado com farinha de bagaço de uva do Alentejo, saiba tudo aqui!

Regional 02 Jul. 2021

A Cooperativa Carmim - Cooperativa Agrícola de Reguengos de Monsaraz é a fornecedora da farinha obtida do bagaço das uvas, que é utilizada para a confeção das “Baguitas”, um snack saudável rico em fibras que venceu a edição deste ano do Prémio ECOTROPHELIA Portugal e que nos vai representar em outubro na Alemanha no “ECOTROPHELIA Europe”.

A “Baguitas”, de acordo com a sapo lifestyle, é “um novo snack saudável, rico em fibras e com características organoléticas únicas, que reaproveita resíduos e subprodutos agroalimentares, como farinha de bagaço de uva”.

Para além de ter vencido a edição deste ano do Prémio ECOTROPHELIA Portugal, atribuídos pela PortugalFoods, recebeu também a distinção Born from Knowlegde Awards (BfK), atribuído pela Agência Nacional de Inovação (ANI).

“Baguitas” são bolachas crocantes que usam como ingrediente principal uma farinha obtida do bagaço de uva das castas de Touriga Nacional e Arinto, fornecidas pela Cooperativa Carmim - Cooperativa Agrícola de Reguengos de Monsaraz.

A origem do nome deste novo snack advém exatamente da farinha obtida do bagaço das uvas, que é descrito pela mesma fonte como um “ingrediente inovador e com elevado valor nutricional, nomeadamente alto teor de fibra e características organoléticas únicas.”

Este subproduto foi desenvolvido por uma equipa de investigadores nas áreas de Ciências da Nutrição e de Design de Comunicação da Universidade Lusófona. O projeto valoriza os resíduos e subprodutos agroalimentares do vinho, de forma a minimizar o desperdício, e como medida de combate ao impacto ambiental.

Além de grandes vantagens na redução de custos de eliminação ou tratamento dos resíduos, a bolacha “Baguitas” contribui para que os produtores possam ter uma nova fonte de rendimento, além de valorizar produtos nacionais como o mel Apimigor, de Almodôvar, e os frutos secos.

Para já, as bolachas “Baguitas” são fabricadas de forma artesanal, mas há a possibilidade de passarem a ser confecionadas de forma industrial.

Foto créditos: Sapo lifestyle

Últimas notícias

Histórico de Notícias

« Dezembro 2021 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
    1 2 3 4 5
6 7 8 9 10 11 12
13 14 15 16 17 18 19
20 21 22 23 24 25 26
27 28 29 30 31