13.8 C
Vila Viçosa
Sábado, Abril 20, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Baja TT Montes Alentejanos: Conheça os grandes vencedores da edição de 2022!

Na final da Baja TT Montes Alentejanos, jornada inaugural de Campeonato Nacional de todo-o-Terreno e do Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno 2022 que se disputou este fim de semana, há quatro nomes em destaque: António Maio, Nelson Caixinha, João Ferreira e rafael carvalho

O campeão António Maio (Yamaha) venceu pelo segundo ano consecutivo a prova em moto. Rafael Carvalho (Yamaha), com apenas 18 anos, foi o grande vencedor da competição Quad. Nelson Caxias triunfou entre os SSV, sendo que em Auto, o jovem João Ferreira navegado por David Monteiro foi o grande vencedor desta competição. 

O campeão António Maio (Yamaha) venceu pelo segundo ano consecutivo a Baja TT Montes Alentejanos, prova inaugural da temporada de 2022 do Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno e que se disputou este fim-de-semana em Beja.

Martim Ventura voltou a ser o mais rápido no segundo dia de competição, mas o campeão nacional soube gerir muito bem a sua corrida, o que lhe permitiu vencer e conquistar importantes pontos para o grande objetivo da revalidação do título de Campeão Nacional.

“Desde a última etapa do Dakar até esta corrida que não tinha conseguido andar de mota, pois estive apenas a aproveitar a minha família. Cheguei aqui com algum receio pela falta de ritmo que, entretanto, perdi, mas a prova estava acessível e bem marcada. Quero dar os meus parabéns à organização pela excelente marcação. São sem dúvida um exemplo a seguir. Fiquei feliz com a minha prestação e felizmente correu tudo bem. Hoje tive que ir muito à cautela para não cometer erros e estou contente por alcançar mais uma vitória”, referiu António Maio no final da Baja TT Montes Alentejanos.

A penalização sofrida na véspera por Martim Ventura (Yamaha) não lhe permitiu ir além do 2º lugar absoluto alcançando ainda a vitória na classe Júnior.

A luta pelo derradeiro lugar de pódio foi intensa e três pilotos terminaram separados por escassos 13 segundos. Excelente a prestação de Fábio Magalhães (Honda) que subiu ao pódio e venceu a classe TT1.

Daniel Jordão em Husqvarna terminou no 4º lugar, a 12,3s do pódio e a fechar o Top 5 Micael Simão em GasGas gastou apenas mais um segundo que o ex-campeão nacional, mas conquistou o triunfo na Classe TT3.

Vitória entre os veteranos por parte de Paulo dos Santos (Honda) enquanto na promoção venceu Olavo Medeira (KTM).

Nelson Caxias, em Can-Am, foi o grande vencedor da competição SSV na Baja TT Montes Alentejanos, depois de terem sido vários os pilotos a passar pela liderança nesta que foi a prova inaugural do Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno 2022. Nelson Caxias, que tinha sido o mais rápido no primeiro dia de prova, viu o ex-campeão do mundo Helder Rodrigues e o belga Sebastian Guyette terminarem à sua frente, mas penalizações retiram-nos dessas posições. 

“O balanço que faço desta corrida é muito positivo. Estamos no início do Campeonato e ainda não estou a 100%, mas quando os resultados aparecem é óbvio que ficamos contentes. Apesar de tudo, fiquei com a sensação que podia fazer melhor. Faltou afinar alguns pormenores que para quem está na linha da frente contam sempre. No entanto, saio desta prova muito satisfeito” afirmou Nelson Caxias no final da Baja TT Montes Alentejanos.

Estreou-se no todo-o-terreno em 2021 e no arranque desta temporada Rafael Carvalho (Yamaha), com apenas 18 anos, foi o grande vencedor da competição Quad na Baja TT Montes Alentejanos.

Contando com uma excelente lista de inscritos, a competição Quad viu o jovem piloto da Yamaha alcançar uma vitória notável tendo ainda conquistado a Classe Júnior.

Para Rafael Carvalho “é uma excelente sensação vencer uma corrida à geral. Imprimi um ritmo muito forte desde o início até ao fim da corrida. Não tive nenhum furo nem problemas de maior e consegui rolar bem. Este ano estou mais seguro e vou tentar lutar por um título Nacional. Tenho a agradecer aos meus patrocinadores, que me têm apoiado muito neste projeto, e ao meu mecânico que me ajudou com a preparação da mota”.

João Ferreira navegado por David Monteiro, aos comandos de um Mini John Cooper Works Rally, foi o grande vencedor da Baja TT Montes Alentejanos, jornada de abertura do Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno, numa competição onde foi acompanhado no pódio pelo piloto brasileiro Christian Baumgart e pelo campeão nacional Tiago Reis, ambos em Toyota.

“O balanço é muito positivo. Estreámos um carro novo nesta corrida, no meio destes ‘tubarões’ todos e começámos por conseguir no prólogo fazer logo um segundo lugar. No setor da tarde ganhámos, hoje voltámos a ganhar. O Tiago estava a andar muito bem, mas penso que houve algum problema que o atrasou. O andamento foi bom. O carro é ótimo. Hoje andámos melhor que ontem, pelo menos não cometi muitos erros e dai também o resultado ser bastante melhor. Pelo feedback que tenho do David o Roadbook também está muito bem feito e os troços são espetaculares, muito semelhantes à prova que fizemos há dois anos. Estamos muito surpreendidos e contentes com o resultado”, revelou o jovem no final da Baja TT Montes Alentejanos.


 

Populares