9.3 C
Vila Viçosa
Quinta-feira, Março 28, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Barragem de Alqueva com tanta água como as 34 barragens espanholas no Guadiana

 

O inverno foi chuvoso o que contibuiu para que Portugal se encontrae agoranuma situação confortável em relação à água que guardou nas suas barragens.

Mesmo no Sul, onde há sempre mais preocupações com a disponibilidade hídrica.

A Primavera já arrancou e segundo a notícia avançada pelo Agroportal/Jornal Público, as contas à água represada na bacia internacional do Guadiana, estão feitas.

No dia 22 de Março, indica a mesma fonte, a soma do volume de água existente nas 34 barragens instaladas em território espanhol, atingia os 3.884 milhões de metros cúbicos. No mesmo dia, nas nove albufeiras instaladas na bacia hidrográfica em território português, a reserva de água atingia os 4.133 milhões de metros cúbicos, superando em quase 250 milhões de metros cúbicos o volume concentrado na bacia espanhola. Das nove barragens distribuídas por esta bacia do Guadiana, cinco atingiram o nível de pleno enchimento (100%).

Mas o destaque vai para o Alqueva. Nesta, a disponibilidade hídrica era praticamente idêntica à que se observa no outro lado da fronteira: 3.780 milhões de metros cúbicos, 91% da sua capacidade máxima de 4.150 milhões de metros cúbicos.

À data de 23 de março, segundo dados revelados pela EDIA, na sua página ofical, a quota da Barragem de Alqueva era de 150.30 m,, com um volume de 3.766,72 hm3.

Populares