30 Set. 2022
Augusta Serrano;
Fadistices
20:00-21:00

Beja

Reportagem RC: Associação Pax Jovem inclui e auxilia famílias refugiadas da Ucrânia em Beja (c/ som)

Secretário de Estado do Desporto e da Juventude, João Paulo Correia, visitou as instalações da Pax Jovem. Secretário de Estado do Desporto e da Juventude, João Paulo Correia, visitou as instalações da Pax Jovem. Foto: Facebook Associação Pax Jovem
Regional Escrito por  11 Ago. 2022

Amanhã, dia 12 de agosto, assinala-se o Dia Mundial da Juventude, uma data instituída, a 17 de setembro de 1999, pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas. A Rádio Campanário foi até Beja e falou com Inês Fonseca com o objetivo de conhecer o trabalho desenvolvido pela associação juvenil Pax Jovem.

Fundada em 2020, a Associação Pax Jovem, sediada em Beja, integra 7 jovens na Direção e conta com mais de 100 associados. Durante esta semana, a associação juvenil bejense recebeu a visita do Secretário de Estado do Desporto e da Juventude, João Paulo Correia, uma vista que, nas palavras de Inês Fonseca, "foi benéfica", uma vez que foi através dela foi possível "mostrar os nossos projetos e o trabalho desenvolvido", bem como aquilo que a associação planeia executar no futuro.

Já no presente, a Pax Jovem tem a decorrer vários projetos, nomeadamente ligados à prática desportiva. A dirigente associativa destaca a realização de um torneio de futebol feminino, em Beja, como forma para consciencializar para a questão da igualdade de género. Um dos outros projetos que a associação se encontra a desenvolver é o "Refugia-te no Desporto", um projeto que visa a inclusão social de refugiados ucranianos a partir do desporto, a que se soma também o apoio linguístico prestado.

"Temos mais de 30 famílias [ucranianas] instaladas. Quando chegaram [as crianças] conseguiram começar a ser facilmente integrados nas escolas, mas existe a dificuldade das mães em encontrar trabalho."

Questionada sobre a adesão dos jovens bejenses às atividades promovidas pela Pax Jovem, Inês Fonseca considera que há "uma dificuldade em chegar às necessidades dos jovens", no entanto, promovem atividades desportivas como forma de os captar.

"Promovemos o desporto como inclusão social, fazemos workshops de educação não formal e assim conseguimos captar os jovens."

Sobre a participação dos jovens no movimento associativo juvenil, Inês Fonseca revela que "é mais fácil captar os jovens para participar nas atividades do que para serem associados à Pax Jovens", acrescentando que para facilitar este processo de integração dos jovens começam, justamente, "por amigos."

Sobre próximos eventos, a Associação Pax Jovem vai realizar, em setembro, nos dias 4 e 5, uma formação sobre autoliderança servidora, facilitada por Bruno Seco, Selecionador Nacional de Futebol de Rua. Já em outubro, a Associação promoverá uma  formação destinada a promotores de campos de férias "por forma a capacitar os nossos jovens para posteriormente poderem fazer outro tipo de atividades", acrescenta Inês Fonseca.

Últimas notícias

Histórico de Notícias

« Setembro 2022 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
      1 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 30