6.5 C
Vila Viçosa
Sexta-feira, Março 29, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Bienal Internacional de Arte Gaia chega a Estremoz em abril

A 3.ª Bienal Internacional de Arte Gaia 2019 vai trazer pela primeira vez ao Alentejo centenas de artistas de vários pontos do país, contribuindo assim para o objetivo de “criar pontes entre os mais consagrados e os mais jovens” artistas plásticos.

Para a sua terceira edição, a Bienal Internacional homenageia Zulmiro de Carvalho e vai estender-se a mais sete concelhos portugueses, entre eles Estremoz, Alfândega da Fé, Gondomar, Viana do Castelo, Seia, Braga e Monção, através de polos expositivos.

Também nesta edição mais de 220 artistas com 13 nacionalidades participaram no concurso internacional, que abrange artes como a pintura, a escultura, o desenho, a fotografia ou a cerâmica.

Este ano a Bienal pretende “criar um diálogo entre a arte plástica e outras expressões artísticas, como a literatura, o teatro a dança ou a música”, explicou o diretor Agostinho Santos, na apresentação do programa.

Nesse sentido a iniciativa apresenta a mostra “Livre Mente”, onde escritores como Gonçalo M. Tavares, Richard Zimler ou Valter Hugo Mãe “terão a oportunidade de interagir com outras artes”, pintando e esculpindo obras da sua autoria.

Também a exposição “Desempacotar a Cultura” de Maria do Carmo Vieira, destacou o diretor, elaborada em de pacotes de leite vazios onde a artista pinta rostos bem conhecidos da cultura nacional como José Saramago, Sophia de Mello Breyner, Agustina Bessa-Luís ou Eugénio de Andrade são exemplos da interação entre as várias formas de arte da Bienal.

Populares