Os Bombeiros de Aljustrel emitiram hoje um comunicado contestando a lista de atribuição de Veículos de Combate a Incêndios Florestais aos Corpos de Bombeiros do Distrito de Beja.
Diz a corporação que foi com espanto que souberam não terem sido contemplados com nenhuma viatura, uma vez que dispõem apenas de dois Veículos de Combate a Incêndios com 28 e 40 anos.
Avança o comunicado que “Recebemos esta decisão/noticia com surpresa, desânimo e um enorme sentimento de injustiça, pois ao preenchermos em sobra os requisitos determinados não compreendemos o porquê de tal deliberação.”
Questionam os Bombeiros de Aljustrel sobre a qualidade e segurança com que enfrentam as missões com as viaturas tão antigas e adiantam que “analisados os critérios, estes definem que são elegíveis os Corpos de Bombeiros em que o rácio de veículos seja inferior a “um veículo de combate a incêndios florestais, por cada 3000ha de área de espaços florestais e silvestres”, e “os corpos de Bombeiros com viaturas com idade igual ou inferior a 20 anos” que estejam abaixo do rácio definido anterior. No que respeita à dotação do Corpo de Bombeiros este deve “assegurar 2 turnos para operacionalização dos veículos de combate a incêndios florestais e rurais, veículos tanque, florestais e rurais, todos dentro do tempo de vida útil, acrescida da dotação para uma ambulância de socorro e para um veículo de socorro para incêndios em estruturas ou desencarceramento”.
Entende, pois, a Associação/Corpo de Bombeiros, que correspondem na íntegra aos critérios definidos, não compreendendo assim, que regras foram tidas em conta para atribuição destes meios.
Assim, a corporação de Bombeiros de Aljustrel manifesta-se CONTRA a atribuição destes meios por não ter sido contemplada quando preenchia em sobra todos os requisitos e caso não seja dada uma resposta à nossa reivindicação fica colocada em causa a resposta operacional do Corpo de Bombeiros, nomeadamente, no Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais de 2022.
Como a Rádio Campanário noticiou ontem são 18 as novas viaturas que vêm para o Alentejo (13 VFCI e 5 VTTF), dos 81 novos veículos que vão reforçar os corpos de bombeiros em todo o pais, anunciou agora o governo.
Este reforço surge porque foi possível incluir no Plano de Recuperação e Resiliência, no âmbito do Programa MAIS Floresta, uma verba de 12,6 milhões de euros destinada à aquisição de veículos florestais a operar pelos Corpos de Bombeiros.
30 Jan. 2023 Regional
30 Jan. 2023 Regional
30 Jan. 2023 Regional
30 Jan. 2023 Regional
30 Jan. 2023 Regional
30 Jan. 2023 Agenda Cultural
30 Jan. 2023 Regional