×

Alerta

JUser: :_load: Não foi possível carregar o utilizador com o ID: 63
JUser: :_load: Não foi possível carregar o utilizador com o ID: 68

Bombeiros de Mértola vão ter Equipa de Intervenção Permanente (EIP) com 5 operacionais

Regional 29 Abr. 2021

A Câmara Municipal de Mértola e a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil - ANEPC - chegaram a acordo para assinatura de protocolo para a constituição de uma Equipa de Intervenção Permanente nos Bombeiros Voluntários locais.

De acordo com o Lidador Notícias, a ANEPC e a Liga dos Bombeiros Portugueses já aprovaram a criação desta Equipa de Intervenção Permanente (EIP) e o protocolo a assinar entre a direção dos BVM e a Câmara Municipal (CMM) deverá ser assinado em breve, para depois ser aberto um concurso interno nos bombeiros para a constituição da EIP que será composta por cinco operacionais, tendo um deles a função de coordenador.

O protocolo deverá ter a validade de 3 anos e os custos da equipa serão suportados em 50% pela Câmara de Mértola e em 50% pela ANEPC o que deverá implicar um esforço financeiro a rondar os 33.000 euros/ano por parte da autarquia, isto é, cerca de 100.000 euros ao longo da vigência do protocolo.

O vereador da Câmara Municipal de Mértola, Mário Tomé, justificou ao Lidador Notícias que “a concretização do protocolo permitirá aos nossos bombeiros, criar uma importante estrutura de intervenção que servirá primeiramente no nosso concelho, reforçando a capacidade de socorro na sua área de intervenção”.

O comandante dos Bombeiros de Mértola, Jorge Santos, revelou ao LN que “assim que o protocolo seja assinado, faremos um concurso interno para escolher os mais capacitados. Os concorrentes serão submetidos a provas práticas, teóricas e de avaliação curricular e uma entrevista com a direção”, rematou.

“A constituição desta EIP será uma importante mais-valia para a corporação. Estão ao serviço 24 horas por dia. Entre as 09,00 e as 18,00 horas respondem a todo o tipo de necessidades operacionais e nas restantes horas estão em prontidão. Esperamos contar com a EIC ainda durante o DECIR 2021”, justificou Jorge Santos.

De recordar que, em dezembro do ano passado foram entregues Equipamentos de Proteção Individual para incêndios urbanos, tendo para o efeito sido adquiridos 28 Equipamentos de Proteção Individual (fatos, botas e capacetes com lanternas) para Incêndios Estruturais. O valor dos equipamentos foi de mais de 22 mil euros, comparticipado em partes iguais pela Associação Humanitária e a Câmara Municipal de Mértola.

 

 

Fonte: LN

Últimas notícias

Histórico de Notícias

« Julho 2021 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
      1 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 30 31