Imprimir esta página

Viana do Alentejo

Bombeiros de Viana do Alentejo reforçados com segunda equipa de intervenção permanente

Regional 24 Set. 2021

Foi, recentemente, homologado o Protocolo que cria as Condições de Contratação e Funcionamento das Equipas de Intervenção Permanente (EIP), estabelecido entre o Município de Viana do Alentejo, a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Viana do Alentejo (AHBVVA) e a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), conforme nota de imprensa enviada à nossa redação.

Assinado no passado dia 3 de agosto, o protocolo visa a criação da segunda Equipa de Intervenção Permanente que tem por missão assegurar, em permanência, serviços de socorro às populações.

A Equipa de Intervenção Permanente é constituída por cinco bombeiros que exercem a sua atividade todos os dias úteis, por um período semanal de 40 horas.

À semelhança do que aconteceu com a primeira EIP, cujo protocolo foi assinado em 2012, ao Município caberá a responsabilidade de assegurar 50% dos custos decorrentes da remuneração dos elementos que integram a equipa, cabendo à ANEPC suportar os restantes 50%.

O presente protocolo é válido por um período de três anos, sendo renovado automaticamente por igual período, caso não seja denunciado por qualquer das partes.

De salientar que o Município de Viana, desde o início da pandemia, reforçou os apoios à corporação de bombeiros local, à Delegação de Alcáçovas da Cruz Vermelha Portuguesa e às IPSS do concelho, para além da implementação de medidas de âmbito social, destinadas às empresas e às famílias.