13.8 C
Vila Viçosa
Sábado, Abril 20, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Bombeiros e GNR de V. Viçosa vão ter brigada de intervenção para apoiar idosos no período de Contingência (c/ som)

Foto: Facebook Câmara Municipal V. Viçosa

A Câmara Municipal de Vila Viçosa reuniu, com caráter de emergência, na tarde desta segunda-feira, com as diversas entidades do Concelho. A Rádio Campanário falou com o presidente da autarquia, Inácio Esperança, que fez o balanço da reunião.

Em cima da mesa esteve a análise e discussão do tema em torno da situação de contingência em que Portugal se encontra até ao próximo dia 15 de julho. De acordo com o autarca calipolense, Inácio Esperança referiu que, no âmbito da ativação do Plano Distrital de Emergência e Proteção Civil, foi constituído  o Comando Municipal que “já está em  funcionamento desde hoje“.

No decorrer desta reunião foram definidas as medidas “logísticas” e os canais de comunicação a adotar em situação de emergência. Inácio Esperança referiu, ainda, que as pessoas que não têm apoio por parte de Instituições Sociais de Solidariedade Social (IPSS) em apoio domiciliário ou centro de dia serão visitadas, durante este período, por uma ou duas equipas de Bombeiros e de GNR para “avaliação de parâmetros vitais e para aconselhamento de ingestão de água“, refere.

À Rádio Campanário, o autarca refere que a GNR tem identificadas pessoas que podem estar numa situação de maior isolamento, no entanto, refere que foi solicitado às IPSS presentes na reunião que possam idenficar “novas situações que não estejam” nas listagens da GNR“.

Em prontidão, até dia 15 de julho, estarão no quartel dos Bombeiros Voluntários de Vila Viçosa um trator com uma grade e uma retroescavadora ao serviço da Proteção Civil.

O autarca referiu, ainda, que, durante o período em que a situação de contingência se mantiver, não é possível efetuar a limpeza de bermas por parte de qualquer entidade. No entanto, garante que apenas falta fazer a manutenção de “alguns quilómetros na freguesia de São Romão, mas a grande maioria está feita“, concluiu.

Populares