9.3 C
Vila Viçosa
Sexta-feira, Março 29, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Bombeiros e políticos poderão vir a integrar grupo dos prioritários a vacinar

O grupo de trabalho para o plano de vacinação contra a Covid-19 está a preparar uma proposta para incluir os titulares de altos cargos de decisão e trabalhadroes de emergência pré-hospitalar entre os prioritários a vacinar.

Segundo avança o Expresso, o coordenador da “task-force” da Covid-19, Francisco Ramos, diz que está a ser trabalhada uma proposta “para que possam ser incluídos entre os prioritários os titulares de altos cargos de decisão”, considerando que “é essencial estarem protegidos”.

Francisco Ramos explica que a Direção-Geral da Saúde já fez uma primeira proposta e, dentro da “task force”, “está a trabalhar-se no sentido de chegar a uma definição final”.

Em entrevista ao Expresso menciona que,”os titulares de altos cargos inserem-se aqui. Mas não só. Estamos a falar também de bombeiros, que não são profissionais de saúde, mas que trabalham na emergência pré-hospitalar e transporte de doentes urgentes. Estamos a falar de cerca de 16 mil pessoas”, afirmou.

O responsável pela “task-force” menciona que o primeiro critério para vacinação é a participação de entidades na proteção para a pandemia”, reforçando que, “o transporte de vacinas, por exemplo, é feito por elementos da PSP e da GNR, e essas pessoas são essenciais”.

À proposta do pedido por parte dos professores para serem igualmente considerados prioritários, Francisco Ramos responde: “A única situação que nos impede de atender a essas reivindicações é a escassez de vacinas”.

Francisco Ramos frisa que, “se tudo correr bem e numa versão otimista”, pode ser possível ter seis a sete milhões de portugueses vacinados (para atingir a imunidade de grupo) no verão.

(Fonte: Expresso)

Populares