20.9 C
Vila Viçosa
Terça-feira, Abril 23, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Borba: Cooperativa de Olivicultores já exporta 30% da produção, mas a exportação deverá aumentar nos mercados onde já conquistou clientes (c/som)

Aumentar a exportação, sobretudo para o Brasil, é um dos objetivos da Cooperativa de Olivicultores de Borba que já exporta 30% da produção de azeite engarrafado para os mercados deste país mas também para a Alemanha, Holanda, França e Angola.

Em declarações à Rádio Campanário o diretor executivo da cooperativa, Paulo Velhinho explica que” o Brasil é o principal cliente, existindo no entanto outras encomendas, que deverão aumentar, embora a aposta esteja centrada na França e na Alemanha”.

Com cerca de mil associados, a cooperativa recebeu em 2013, “2,1 milhões de quilos de azeitona, que corresponde a 310 toneladas de azeite”, refere Paulo Velhinho que acrescenta, “a cooperativa nos últimos quatro anos tem vindo a crescer quer a nível de entrada de azeitona quer a nível de produto embalado”.

Quando questionado, o diretor executivo conta que neste momento, “está em curso um projeto de remodelação das instalações, com uma linha completa de embalamento de alta capacidade, foram adquiridos depósitos de inox para garantir a qualidade do azeite, e uma pequena estação de tratamento de aguas residuais (ETAR), bem como o melhoramento do parque de receção de azeitona”. 

{play}http://radiocampanario.com/sons/Paulo%20Velhinho27maio2014.MP3{/play}

Fundada em 1951, a Cooperativa de Olivicultores de Borba, que produz a marca “Dom Borba”, abrange vários concelhos dos distritos de Évora e Portalegre.

O azeite “Dom Borba” já foi premiado com medalhas de ouro e ouro prestígio nos concursos Terra Olivo, em Jerusalém (Israel).

Populares