Imprimir esta página

Borba

Borba: Montes Claros Reserva Tinto 2019 brilhou no Mundus Vini 2021

Borba: Montes Claros Reserva Tinto 2019 brilhou no Mundus Vini 2021 Arquivo
Regional 01 Out. 2021

Três medalhas de ouro, é este o fantástico resultado da participação da Adega de Borba na edição de verão do grande concurso alemão Mundus Vini 2021 – Summer Tasting.

A Adega de Borba continua assim a conquistar medalhas nos mais importantes certames do setor, desta vez em território alemão. O Castelo de Borba Tinto 2019, o Adega de Borba Premium Tinto 2019 e o Montes Claros Reserva Tinto 2019 foram os vinhos galardoados com ouro nesta edição de Verão do Mundus Vini, conforme nota de imprensa enviada à nossa redação.

Para além da medalha de ouro, o vinho Montes Claros Reserva Tinto 2019 foi ainda distinguido como ‘Best of Show Alentejo’, indicando ser um dos melhores vinhos a concurso da sua região - Alentejo.

Castelo de Borba Tinto 2019 é produzido a partir das castas Aragonez, Syrah e Alicante Bouschet. Vinho que apresenta uma cor granada com nuances violáceas, de aroma intenso a frutos vermelhos maduros e ligeira especiaria. Tem um sabor macio e equilibrado, taninos suaves, frutados e condimentados.

Adega de Borba Premium Tinto 2019 é um vinho de qualidade superior, assinado pelo enólogo Oscar Gato e produzido com uvas das castas Trincadeira, Touriga Nacional, Alicante Bouschet e Cabernet Sauvignon, selecionadas em parcelas de vinha em sistema de produção integrada. Vinhas dos sócios da Adega de Borba que tanto contribuem para a sustentabilidade ambiental da região do Alentejo.

Montes Claros Tinto Reserva 2019 é um Alentejo DOC, produzido com uvas selecionadas de videiras com produção moderada, das castas Aragonez, Touriga Nacional, Cabernet Sauvignon e Syrah. Na adega, após a fermentação maloláctica, o lote final ganhou complexidade, estrutura e riqueza com um estágio de 12 meses em barricas de 2ª e 3ª utilização de carvalho francês e americano, para além de um afinamento de 6 meses em garrafa.

A Adega de Borba foi fundada em 1955, a Adega de Borba reúne hoje cerca de 270 viticultores associados que cultivam cerca de 2.200 hectares de vinha, produzindo anualmente mais de 1 milhão de caixas de 9 litros, sendo um dos dez maiores produtores nacionais do setor. Dentro das suas Marcas, destaca-se o Adega de Borba DOC, um dos vinhos mais vendidos em Portugal no seu segmento, o icónico Adega de Borba Reserva “Rótulo de Cortiça”, uma marca com mais de 50 anos que se impôs como uma das referências do Alentejo, o histórico Montes Claros, que remonta a 1945 e um dos primeiros a distinguir-se pela sua qualidade singular em Portugal, o Convento da Vila que tem sido largamente reconhecido pela sua ótima relação preço/qualidade, a gama de monovarietais sob a denominação Senses, e Quintas de Borba, uma homenagem às pequenas quintas tradicionais da região de Borba. Em 2020 os seus vinhos foram amplamente distinguidos e medalhados, nacional e internacionalmente