27 Nov. 2020
Nuno Rocha
Á mesa com a RC
13:00-14:00
×

Alerta

JUser: :_load: Não foi possível carregar o utilizador com o ID: 64

Borba

Borba: operações de drenagem de pedreira iniciam "às primeiras horas da manhã", diz Comandante Distrital (c/som)

Regional 20 Nov. 2018

No seguimento das operações de resgate das vítimas que decorrem na estrada entre Borba e Vila Viçosa, após o desabamento de parte da estrada na tarde desta segunda-feira (19 de novembro), decorreu no início desta noite (20 de novembro) um briefing para exposição do ponto de situação, 28 horas depois do ocorrido.

O Comandante José Ribeiro, do Comando Distrital de Operações de Socorro de Évora, avançou aos jornalistas que se encontra “em curso uma operação […] no plano de água da primeira pedreira” para detetar o segundo trabalhador da pedreira, a segunda vítima confirmada até ao momento.

O Comandante avança que nas operações que decorreram ao longo do dia de hoje, apesar de dificuldades causadas pela precipitação, houve uma “janela de oportunidade” que “permitiu pelas 14h50 o resgate do operador da máquina”.

As operações realizadas “vieram confirmar as dificuldades previstas” no âmbito da instabilidade do perímetro.

Encontra-se a ser concluída “a instalação das autobombas e geradores” no fundo da pedreira, que se mostrou muito morosa, sendo que “às primeiras horas do dia de amanhã” serão iniciadas “as operações de drenagem” para melhoria das condições de operação.

“Teremos 2 viaturas que terão sido arrastadas com o deslizamento de massas e onde se supõe que […] possam estar 3 pessoas”, mas esta é uma “informação dinâmica”, que pode ser alterada mediante confirmação a qualquer momento.

Questionado sobre o número e tipo de veículos que poderão ter sido arrastados, adianta não poder ainda confirmar essa informação.

Os trabalhos decorrerão até cerca das 21h/22h desta noite, com 50 operacionais e 30 viaturas no local.

Ainda sobre o restabelecimento da energia elétrica no perímetro na sequência do poste da luz que foi arrastado, afirma que neste momento já “estará reestabelecida em praticamente todo o perímetro”, estimando-se a conclusão desses trabalhos “nas próximas horas, provavelmente até ao final do dia de hoje”.

António Anselmo, presidente da Câmara Municipal de Borba, à margem deste briefing, declarou aos jornalistas esperar que esta “tragédia que se abateu sobre Borba possa evitar outras tragédias”.

O autarca destaca que foi “felizmente” recuperado um corpo nas operações do presente dia, o que permitirá que à sua família “fazer luto e dar-lhe o último adeus”, contudo, esperava que tivessem sido encontrados dois.

António Anselmo agradece a todas as partes envolvidas, nomeadamente ao Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, que esteve no local ao início desta tarde.

Questionado sobre informações adicionais ao anterior conhecimento do estado da estrada, nomeadamente devido a alerta por parte da Direção-Geral de Energia e Geologia, afirma não acreditar “que pedreiras licenciadas possam ter posto em perigo a estrada”, avançando que “na altura certa sairá a documentação certa e a notícia correta”, entre ela a ata referente à reunião entre a entidade, a autarquia e os empresários dos mármores.  

Quando inquirido sobre a possível reabertura desta estrada no futuro, afirma que “essas situações dependem de toda a dente”, nomeadamente o “ministério, a direção”.

“Espero que nada permita outra tragédia como esta”, conclui o autarca, deixando o desejo de que esta situação permita “repensar as estradas deste país inteiro”.

 

Últimas notícias

Histórico de Notícias

« Novembro 2020 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
            1
2 3 4 5 6 7 8
9 10 11 12 13 14 15
16 17 18 19 20 21 22
23 24 25 26 27 28 29
30