10.9 C
Vila Viçosa
Quinta-feira, Março 28, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Cabo de fibra ótica que liga Alentejo e Brasil recebe luz verde para construção

O cabo que ligará Sines a Fortaleza, unindo de forma direta a Europa e a América Latina na transmissão de dados, vai começar a ser construído nos próximos meses. A construção desta infraestrutura foi aprovada e vai ligar Portugal, através da localidade alentejana, ao Brasil, tornando mais rápida a ligação entre os dois continentes. O cabo intercontinental, que recebeu o nome de EllaLink, é fruto do acordo entre a EllaLink e a Alcatel Submarine Networks (ASN). A sua construção arrancará nos primeiros meses de 2019.

O anúncio foi feito pela GÉANT e a RedCLARA, que em nome do Consórcio BELLA (Building the Europe Link to Latin America), do qual faz parte a FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, comunicou a formalização do acordo entre a EllaLink e a Alcatel Submarine Networks (ASN) para a construção do cabo. Por outro lado, no comunicado da Fundação FCT é referido que o projeto vai permitir elevadas capacidades de transmissão de dados de internet entre os dois continentes, destacando a sua utilização na investigação e educação.

A primeira transmissão de dados através do novo cabo está prevista para o final de 2020.

Este cabo, com quase 10.000 km de extensão, permitirá atingir uma velocidade de transmissão de dados de 100Gbs/segundo (muito superiores aos atuais 10Gbs/segundo), respondendo às necessidades de partilha e colaboração transatlânticas das comunidades de investigação e ensino da Europa e da América Latina nos próximos 25 anos.

Populares