19.1 C
Vila Viçosa
Quarta-feira, Abril 24, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Calipolense José Alberto Parraça é um dos autores do projeto galardoado com o Prémio de Investigação 2021!

Carolina Cabo, José Parraça e Orlando Fernandes são os autores do estudo Reforma Ativa: Efeitos da aplicação dum programa de treino na estimulação do sistema sensório motor recentemente galardoado com o Prémio de Investigação 2021 atribuído pela AGAP – Portugal Ativo, conforme informação avançada pela Universidade de Évora.

A mestre em Exercício e Saúde e os professores do Departamento de Desporto e Saúde, simultaneamente investigadores no Comprehensive Health Research Centre (CHRC) da UÉ, viram o seu trabalho reconhecido pela Associação de Clubes de Fitness e Saúde cuja missão é tornar Portugal um país mais Activo e Saudável, desenvolvendo para tal, um conjunto de atividades de promoção e proteção do Sector do Fitness e Saúde.  

O programa Reforma Ativa agora premiado, “surge da aplicação de um estudo desenvolvido no âmbito do Doutoramento em Motricidade Humana da Universidade de Évora e aplicado na Câmara Municipal de Almada” realça Carolina Cabo, atualmente estudante do referido programa de doutoramento da UÉ.  

“Este projeto visa perceber se a prática de exercício trará melhorias das capacidades sensório-motoras, como a marcha, a aptidão física, a agilidade, o controle postural, durante o processo de envelhecimento” explica Carolina Cabo, frisando que, “a prática regular de exercício físico é uma estratégia atrativa e eficaz para retardar perdas.

Como tal, iremos aplicar este programa de intervenção, promovendo estratégias e meios que permitam alcançar formas de minimização de perdas, estimulação cognitiva e incrementar a socialização entre todos, para que possam viver com melhor qualidade de vida”.  

Carolina Cabo mostrou-se satisfeita por este reconhecimento público, “sem dúvida muito motivador o facto de conquistarmos este prémio e espero que seja um entre muitos a conquistar e possam tembém ser importantes no meu percurso como docente que espero alcançar a curto prazo”.

  O Prémio Investigação 2021 da AGAP tem como objetivo distinguir um Profissional Associado cujo desenvolvimento de um projecto de investigação tenha impacto directo no Sector do Fitness e Saúde em Portugal. Após finalizado o processo de candidaturas, foram avaliados os 4 melhores projectos através de um painel de júri composto pelos Órgãos Sociais da Portugal Activo.

Populares