Carolina Cabo, José Parraça e Orlando Fernandes são os autores do estudo Reforma Ativa: Efeitos da aplicação dum programa de treino na estimulação do sistema sensório motor recentemente galardoado com o Prémio de Investigação 2021 atribuído pela AGAP - Portugal Ativo, conforme informação avançada pela Universidade de Évora.
A mestre em Exercício e Saúde e os professores do Departamento de Desporto e Saúde, simultaneamente investigadores no Comprehensive Health Research Centre (CHRC) da UÉ, viram o seu trabalho reconhecido pela Associação de Clubes de Fitness e Saúde cuja missão é tornar Portugal um país mais Activo e Saudável, desenvolvendo para tal, um conjunto de atividades de promoção e proteção do Sector do Fitness e Saúde.
O programa Reforma Ativa agora premiado, "surge da aplicação de um estudo desenvolvido no âmbito do Doutoramento em Motricidade Humana da Universidade de Évora e aplicado na Câmara Municipal de Almada" realça Carolina Cabo, atualmente estudante do referido programa de doutoramento da UÉ.
"Este projeto visa perceber se a prática de exercício trará melhorias das capacidades sensório-motoras, como a marcha, a aptidão física, a agilidade, o controle postural, durante o processo de envelhecimento" explica Carolina Cabo, frisando que, "a prática regular de exercício físico é uma estratégia atrativa e eficaz para retardar perdas.
Como tal, iremos aplicar este programa de intervenção, promovendo estratégias e meios que permitam alcançar formas de minimização de perdas, estimulação cognitiva e incrementar a socialização entre todos, para que possam viver com melhor qualidade de vida".
Carolina Cabo mostrou-se satisfeita por este reconhecimento público, "sem dúvida muito motivador o facto de conquistarmos este prémio e espero que seja um entre muitos a conquistar e possam tembém ser importantes no meu percurso como docente que espero alcançar a curto prazo".
O Prémio Investigação 2021 da AGAP tem como objetivo distinguir um Profissional Associado cujo desenvolvimento de um projecto de investigação tenha impacto directo no Sector do Fitness e Saúde em Portugal. Após finalizado o processo de candidaturas, foram avaliados os 4 melhores projectos através de um painel de júri composto pelos Órgãos Sociais da Portugal Activo.
21 Mar. 2023 Regional
21 Mar. 2023 Regional
21 Mar. 2023 Regional
21 Mar. 2023 Regional
21 Mar. 2023 Regional
21 Mar. 2023 Regional