07 Ago. 2022
Augusta Serrano;
Fadistices
20:00-21:00

Radio Campanario

Alentejo

Almodovar

Câmara de Almodôvar vai criar centro interpretativo sobre atividade mineira

Regional Escrito por  23 Jun. 2022

A Câmara de Almodôvar (Beja) vai criar um centro interpretativo sobre a atividade mineira, num investimento de cerca de 1,2 milhões de euros, revelou hoje o presidente do município.

O projeto, ainda “em preparação”, está previsto para a zona junto à biblioteca municipal e as obras poderão avançar até final deste ano, disse à agência Lusa o presidente da autarquia alentejana, António Bota (PS).

Segundo o eleito, a ideia é construir no local um edifício que acolha o arquivo municipal e tenha, em simultâneo, um espaço onde alunos e visitantes possam conhecer rochas e minerais de “diferentes minas do mundo”.

O centro interpretativo irá ainda possibilitar a “recriação de uma descida ao fundo da mina” através da tecnologia da realidade virtual, disse.

“Será um centro interpretativo, com possibilidade de visitarmos aquilo que ninguém vê. Ninguém pode ir ao fundo de uma mina e nós vamos ter essa possibilidade através da realidade virtual”, acrescentou António Bota.

O presidente da Câmara de Almodôvar adiantou que a empresa Somincor, concessionária das minas de Neves-Corvo, no concelho de Castro Verde (Beja), deverá apoiar este projeto, “nomeadamente nos conteúdos”.

Será “um projeto de turismo”, porque possibilitará a qualquer pessoa ir "a Almodôvar e visitar uma mina de qualquer parte do mundo”, mas também “um projeto pedagógico”, permitindo aos alunos “aprender sobre a atividade mineira”, reforçou.

No local será ainda instalado um novo parque de estacionamento público, com capacidade para 70 viaturas.

“Estamos a falar de uma zona nobre da vila, praticamente no centro histórico, e este parque de estacionamento vai ser uma grande vantagem para os serviços públicos existentes nas proximidades”, frisou António Bota.

De acordo com o autarca, o investimento total pode ascender a cerca de 1,2 milhões de euros, “aos preços atuais”.

“Se tudo correr como nós queremos, certamente até meio do ano que vem teremos aquela obra completa”, concluiu.

C/Lusa

Últimas notícias

Histórico de Notícias

« Agosto 2022 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30 31