13.7 C
Vila Viçosa
Quinta-feira, Março 28, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Câmara de Évora alarga até final de outubro o funcionamento das novas zonas de circulação pedonal

Registando-se reações maioritariamente positivas, provocadas quer pela diminuição do tráfego automóvel, quer pelo aumento da circulação de peões nestas artérias, e com o objetivo de recolher mais informação para melhor avaliar as implicações sobre o sistema, a Câmara Municipal decidiu prolongar as alterações até ao final de outubro de 2020, altura em que será feita nova avaliação.

Aproveitando a dinâmica associada à Semana Europeia da Mobilidade – “SEM 2020” – que decorreu de 16 a 22 de setembro, este ano com o tema “Emissões Zero – Mobilidade para Todos”, a Câmara Municipal decidiu levar à prática um conjunto de alterações no trânsito do Centro Histórico no intuito de, numa fase inicial, recolher indicadores sobre as consequências e os comportamentos resultantes, com vista à adoção de soluções devidamente testadas, que venham a constituir contributos válidos para o Plano de Mobilidade Urbana, em fase de construção.

Assim, procederam-se a alterações do sentido de circulação do trânsito na Rua do Raimundo, com instalação de zona pedonal, e nas Ruas Gabriel Victor do Monte Pereira / de Sta. Catarina / dos Caldeireiros. De igual modo o troço inicial da Rua de Avis a partir do Largo Luís de Camões, até ao cruzamento com a Rua da Corredoura, foi interditado ao trânsito automóvel durante os fins-de-semana, entre as 19h30 das sextas-feiras até às 08h30 das segundas-feiras. O acesso de veículos automóveis à Rua de Avis a partir do Largo Luís de Camões durante o período em causa passou a processar-se pela Rua da Corredoura.

Estas ações estão a ser implementadas no âmbito da estratégia municipal para a defesa do ambiente e mobilidade urbana, que contempla, entre outros, o objetivo de alargar gradualmente as áreas reservadas à circulação pedonal.

Populares