O PART - Programa de Apoio à Redução de Tarifado aprovado agora em reunião pública por unanimidade, introduz uma redução média de 55% dos passes dos transportes urbanos de Évora a partir do dia 1 de setembro. O Município de Évora mantém os passes sociais para jovens e idosos, por impossibilidade de beneficiarem do desconto PART, sendo que os utentes são livres de escolher a modalidade de passe que desejarem. Esta é uma iniciativa prevista na Lei do Orçamento de Estado com a colaboração e participação dos Municípios e o objetivo é a criação de passes a preços reduzidos para maior facilidade de deslocação nos transportes públicos.
Carlos Pinto de Sá, Presidente de Câmara, deu também conhecimento da devolução de cerca de 2 milhões de euros de IMT (Imposto Municipal de Transações) a que a Câmara está obrigada. Esta obrigação decorre de alteração legislativa da Assembleia da República a qual passou a abranger os Fundos Imobiliários no que respeita ao pagamento do Imposto Municipal de Transações. Os Fundos Imobiliários contestaram esta nova disposição em tribunal por não ter sido acautelada a revogação da lei anterior pela Assembleia da República, provocando uma situação de enorme gravidade, com previsíveis repercussões nos orçamentos e compromissos municipais.
O Presidente de Câmara propôs solicitar à Assembleia Municipal nova deliberação de aprovação de “Contração de um empréstimo para substituição de dívida do empréstimo do PAEL / Relatório Final de Avaliação de Propostas”, tendo esta proposta sido aprovada por maioria, (5 a favor (4 da CDU e 1 do PSD) e 2 abstenções (PS)).
De destacar ainda a aprovação por unanimidade da abertura de concurso público para concessão de licença do domínio público aeroportuário – Serviços de manutenção de aeronaves.
Aprovou-se também por unanimidade a aceitação de Comodato do Cromeleque dos Almendres. O proprietário (Sociedade Agrícola de Almendres), da Herdade dos Almendres, onde o monumento se situa, cede gratuitamente ao Município o uso e a utilização precária de uma parcela de terreno com a área de 1 ha. que abrange a área do monumento, a área circundante, o acesso e o estacionamento, pelo prazo de 30 anos, podendo, por acordo entre as partes, ser prorrogado.
No período antes da ordem do dia, o Presidente de Câmara valorizou a importância do evento Paraquedismo para Pessoas com Mobilidade Reduzida realizado no Aeródromo de Évora, onde agradeceu e reconheceu a iniciativa da Federação Portuguesa de Paraquedismo, com sede em Évora, e à Federação Francesa de Paraquedismo pelo empenho. Esta foi a 3ª Edição deste evento, que contou com a presença do Sr.º Secretário de Estado do Desporto, João Paulo Rebelo e com a participação de 30 atletas de 9 países.
De entre os diversos assuntos trazidos à reunião pelos Vereadores, salienta-se os agradecimentos às várias iniciativas realizadas pela Liga Portuguesa Contra o Cancro, BMW Motoclube de Portugal e Escola Secundária Gabriel Pereira, por parte da Vereadora Sara Dimas Fernandes.
26 Mar. 2023 Regional
26 Mar. 2023 Regional
26 Mar. 2023 Regional
26 Mar. 2023 Regional
26 Mar. 2023 Regional
26 Mar. 2023 Regional
26 Mar. 2023 Regional