A Câmara Municipal de Évora participou esta semana na assinatura de um protocolo com a Associação Ser Mulher e a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Évora para implementação de uma Resposta de Apoio Psicológico a Crianças e Jovens Vítimas de Violência Doméstica, conform divulgado pelo município.
Foi com a apresentação e assinatura do referido protocolo no dia 25 de Novembro – extensível a todos os municípios do distrito de Évora – que a Associação Ser Mulher decidiu assinalar o Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres.
Esta nova resposta está inserida no âmbito da Estrutura de Atendimento Técnico Territorializado de Apoio às Vítimas e para a sua implementação foram contratadas duas psicólogas que se deslocarão aos diversos concelhos.
A assinatura do protocolo foi antecedida de uma cerimónia nas instalações da Ser Mulher, onde interveio para além da Presidente da Associação, Ana Beatriz Cardoso, o Presidente da Câmara Municipal de Évora, Carlos Pinto de Sá, o Presidente da Câmara Municipal de Vendas Novas, Luís Dias, a Presidente da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Évora, Ana Luísa Botto, a representante da Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género, Sara Moreira, entre outras entidades.
Refira-se que a Associação Ser Mulher https://www.facebook.com/etav.sermulher integra a Rede Nacional de Apoio a Vítimas de Violência Doméstica assegurando as respostas como Casa Abrigo para vítimas de violência doméstica e filhos e a Estrutura de Atendimento Técnico Territorializado a Vítimas de Violência Doméstica (ETAV). A resposta ETAV resulta de um projeto apresentado e aprovado pelo Programa Operacional Inclusão Social e Emprego para criação de estruturas territorializadas de atendimento especializado e acompanhamento (através de apoio, social, psicológico e jurídico) a vítimas de violência em relações de intimidade.
No ano de 2021 foi celebrado entre o Município de Évora e esta entidade um protocolo de que resultou a implementação desta resposta no concelho. Foram ainda celebrados protocolos com os concelhos de Mourão, Alandroal, Arraiolos, Montemor-o-Novo, Redondo e Reguengos de Monsaraz e com as Freguesias de Canaviais, Horta das Figueiras, Malagueira e São Manços e São Vicente do Pigeiro.
“O Município de Évora foi sempre um parceiro importantíssimo e estratégico que nos tem apoiado nas nossas actividades”, sublinhou a Presidente da Associação Ser Mulher, destacando o trabalho desenvolvido em conjunto com os municípios do distrito e considerando que esta nova resposta vem colmatar a necessidade fundamental de apoiar crianças e jovens “que não podem viver neste contexto de violência e ser esquecidas”.
Também o Presidente da Câmara Municipal de Évora, Carlos Pinto de Sá, reconheceu que a pandemia agravou bastante as desigualdades sociais e económicas e as situações de violência no seio familiar pelo que é imprescindível esta nova resposta no terreno e o prosseguimento do trabalho conjunto. “A pandemia mostrou que temos de trabalhar em conjunto para dar respostas capazes porque os recursos são muito poucos”, salientou o autarca na sua intervenção.
Foto/Fonte: CM Évora
01 Fev. 2023 Regional
01 Fev. 2023 Regional
01 Fev. 2023 Regional
01 Fev. 2023 Regional
01 Fev. 2023 Regional
01 Fev. 2023 Regional
01 Fev. 2023 Regional
01 Fev. 2023 Regional
01 Fev. 2023 Regional
01 Fev. 2023 Regional