Imprimir esta página

Gaviao

Câmara de Gavião com orçamento para 2022 de 11,5ME

Regional 22 Dez. 2021

 

A Câmara de Gavião (Portalegre) aprovou por maioria um orçamento de 11,5 milhões de euros para 2022, menos 500 mil euros em relação ao deste ano, disse hoje à agência Lusa o presidente do município, José Pio.

O orçamento foi aprovado em reunião do executivo municipal com os votos favoráveis dos três eleitos da maioria PS, contando com as abstenções de um vereador do PSD e de um vereador da CDU, indicou o autarca socialista de Gavião.

“Este orçamento é ligeiramente mais baixo porque há obras já em curso e outras já pagas”, começou por explicar o autarca, que espera em 2022 “reforçar” a aposta no setor do turismo e “manter o apoio” na área do setor social e na luta contra a pandemia de covid-19.

De acordo com José Pio, em janeiro é esperada a conclusão das obras do ninho de empresas, equipamento que vai albergar pelo menos 13 empresas, num investimento de 1,3 milhões de euros.

No próximo ano está também prevista a conclusão das obras do Museu dos Coches, que conta com um investimento “semelhante” ao do ninho de empresas.

“As obras na piscina descoberta estão a meio, vai ter tradução financeira em 2022 com um investimento de 600 mil euros”, acrescentou.

O autarca indicou ainda que vão avançar no próximo ano as obras de ampliação do edifício sede do Agrupamento de Escolas de Gavião, num investimento de 700 mil euros.

Em termos de impostos municipais, a autarquia decidiu manter a taxa do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) para prédios urbanos em 0,3% e a taxa de participação do município no IRS (5%) é devolvida aos habitantes do concelho.

A taxa de IMI para prédios urbanos pode variar entre os 0,3% e os 0,45%, cabendo aos municípios fixar o valor entre este intervalo.

O autarca de Gavião acrescentou ainda que o município não aplica taxa de Derrama.

O documento será votado no dia 28 pela Assembleia Municipal de Gavião, composta por 11 eleitos do PS, quatro do PSD, três da CDU e um do partido Chega.

C/Lusa