02 Dez. 2021
 
3 p’rás 5
15:00-17:00

Portalegre

Câmara Municipal de Portalegre investe mais de 5M de euros em iluminação inteligente

Regional 20 Jul. 2021

A Câmara Municipal de Portalegre informa que está a ser implementado em todo o concelho um novo sistema de iluminação pública com lâmpadas LED, num investimento de 5 700 000,00 €.

A apresentação, com o título “Transformar Portalegre numa Cidade Inteligente”, foi levada a cabo pelos parceiros tecnológicos AMNERE Portalegre e pela SoftInsa/IBM, conforme nota de imprensa enviada à RC.

O foco deste projeto encontra-se na promoção da Eficiência Energética global do território, que implica a substituição de cerca de 5 846 luminárias em todo o concelho, tendo já avançado a implantação de cerca de 50 % deste total.

Este é um projeto pioneiro, que se encontra a ser implementado pelo consórcio AMNERE Portalegre e cujo sistema tecnológico tem vindo a ser desenvolvido pela Softinsa/IBM, no âmbito da afirmação de Portalegre como “smart city” e permite a comunicação entre todo o sistema de luminárias, servindo índices de gestão e monitorização de diversos sistemas com cobertura em toda a área geográfica do concelho de Portalegre.

A conversão do sistema de iluminação convencional vai permitir a implementação de um sistema de telegestão individualizada e uma poupança energética na ordem dos 78%.

Numa primeira fase, o principal objetivo passa pela implementação de um sistema de gestão centralizado que permita a redução dos consumos de energia elétrica associados à rede de Iluminação Pública do concelho. Este é um passo que concretiza a tomada de decisões e a adoção de opções mais sustentáveis para o planeta, tendo como premissa a preocupação do município relativamente à descarbonização, à redução de emissões de gases com efeito de estufa e às alterações climáticas.

A estratégia da Câmara Municipal de Portalegre Cidade Inteligente estende-se a um conjunto de novas áreas, nomeadamente instalação de sistemas de telecontagem na rede de distribuição de água, controlo e automação de sistemas de rega, entre outras, procurando enfrentar de forma assertiva os múltiplos desafios relacionados com a crescente exigência de melhoria dos serviços prestados aos cidadãos, com a consequente necessidade de otimização de recursos, planeamento e avaliação prévia de potenciais ameaças.

Últimas notícias

Histórico de Notícias

« Dezembro 2021 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
    1 2 3 4 5
6 7 8 9 10 11 12
13 14 15 16 17 18 19
20 21 22 23 24 25 26
27 28 29 30 31