14.8 C
Vila Viçosa
Sexta-feira, Abril 19, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Câmara Municipal de Vila Viçosa fecha contas de 2015 com um saldo positivo de 42 mil euros (c/som)

A Câmara Municipal de Vila Viçosa encerrou as contas do ano de 2015 com um saldo positivo de 42 mil euros, com execuções de 74% na receita e 73% na despesa.

A informação foi avançada à Rádio Campanário pelo Vice-Presidente da Câmara Municipal de Vila Viçosa, Luís Nascimento, durante o programa Boletim Informativo.

O autarca referiu que o executivo do município calipolense reuniu extraordinariamente no dia 18 de abril “para abordar e aprovar a Prestação de Contas de 2015 (…) esta Prestação de Contas refere-se ao exercício durante o ano de 2015 e que comparativamente aquilo que foi orçamentado, a Câmara Municipal conseguiu execuções na ordem dos 74% na receita e 73% na despesa”.

Luís Nascimento declara que “a execução no ano de 2015, tem estes valores percentuais de execução mas de realçar que o resultado líquido, apesar de ser negativo em cerca de 632 mil euros, conseguimos recuperar em 2015, mais de um milhão de euros de resultado líquido negativo. Em 2014 tínhamos fechado com um milhão e seiscentos e oitenta mil euros de resultados negativos e este ano conseguimos recuperar mais de um milhão, o que é significativo para o exercício que foi desenvolvido, porque nós não deixamos de executar obras e outros investimentos e iniciativas a bem da população de Vila Viçosa”.

Instado sobre a parte que não foi executada, refere que “por vezes tem a ver com as receitas de capital, ainda estão a aparecer muitos avisos relativamente a este quadro comunitário, nós tínhamos previstas algumas execuções que se abalançavam pudessem ser financiadas pelo quadro comunitário, o que não aconteceu e como tal a execução fica aquém daquilo que estávamos à espera”. Acrescenta que “por vezes prevemos noutro tipo de receita, verbas que depois por razões, que nos são alheias, não são executadas e daí termos uma execução de 74% nas receitas”.

Relativamente à Revisão Orçamental, outro dos temas em discussão pelo executivo calipolense, Luís Nascimento refere que “na contabilidade, no orçamento, o saldo que foi aprovado na reunião extraordinária, que estava na prestação de contas e que apurou que nas contas de 2015, havia um saldo determinado de 42 mil euros e tem a ver com, depois de sair a lei do Orçamento de Estado com a atualização e com a regularização do que serão as transferências do Fundo de Equilíbrio Financeiro do Orçamento de Estado para a Câmara Municipal, nós tínhamos previsto uma determinada verba. Só que esta verba passa a ser superior aquela que tínhamos previsto e como tal, fizemos uma revisão orçamental para integrar esse saldo”.

Expressa que por outro lado, “há também outras receitas para além daquelas que estavam previstas e como tal, houve a necessidade de integrar essas receitas nas contas de 2016”.

Quando questionado sobre o acréscimo de saldo e se é opção da Câmara Municipal de Vila Viçosa utilizá-lo nalguma obra que pretenda fazer, o Vice-Presidente diz que “os próprios serviços, tendo em conta o que tem sido o histórico das contas deste ano, depois vai reforçando, distribui aquela verba por algumas rubricas que necessitem ser mais reforçadas e foi isso que aconteceu, os próprios serviços fizeram a integração onde consideraram que era mais necessário fazer neste momento”.

Instado sobre as várias áreas onde a verba poderá ser encaixada, refere que “eventualmente na área do pessoal, na aquisição de equipamentos ou outros eventos que pode ser necessário investir”.

Populares