9.3 C
Vila Viçosa
Sexta-feira, Março 29, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Câmaras de Viana do Alentejo e São Miguel de Cabo Verde reforçam cooperação

As Câmaras Municipais de Viana do Alentejo e São Miguel de Cabo Verde reforçaram ontem, 29 de maio, a sua cooperação nos domínios do ambiente e saneamento, proteção civil e bombeiros, turismo rural e formação profissional.

Esta informação foi avançada por Herménio Fernandes, Presidente da Câmara Municipal de São Miguel, que em declarações no final do encontro que manteve na parte da manhã de ontem com Luís Duarte, Presidente da Câmara Municipal de Viana do Alentejo.

Herménio Fernandes referiu que “Nós elegemos as áreas do ambiente e saneamento, proteção civil e bombeiros e turismo rural, porque entendemos que são três áreas em que precisamos melhorar a nossa competitividade, tanto do ponto de vista dos serviços que já são bons, mas precisam ainda ser melhores”.

Em relação ao ambiente e saneamento, foi referida a ambição do município em fazer a transição da recolha dos resíduos sólidos, criando assim condições para que seja feita reciclagem e que a promoção da economia circule. O Presidente da Câmara Municipal de São Miguel, referiu ainda que, espera contar com o município de Viana do Alentejo, que já está a fazer a recolha seletiva dos resíduos sólidos, esperando ajudar o município a fazer as melhorias que são necessárias para atingirem a meta.

Já sobre a proteção civil e bombeiros, o autarca de Cabo Verde disse ainda que pretende ajudar Viana do Alentejo a implementar num futuro próximo o projeto do novo Comando de Bombeiros e Proteção Civil de São Miguel.

No domínio de turismo rural, Viana do Alentejo vai ajudar a implementar em São Miguel um centro interpretativo e, um museu. Tendo o Presidente Herménio Fernandes referido “Com esta abertura e disponibilidade para nos ajudar, acredito que sim, teremos turismo rural em São Miguel, porque há sinais positivos de novos investimentos dos nossos emigrantes e da nossa Diáspora, novos investimentos dos nossos operadores que já estão estabelecidos.”, acrescentando ainda que vão existir investimentos no município para melhorar o turismo rural.

Luís Duarte, refere que a visita de uma semana a São Miguel tem como objetivo o reforço da cooperação e protocolo que existe entre os dois concelhos.

Durante a semana, existe uma agenda com visitas marcadas a várias localidades do município, designadamente Principal, Espinho Branco, Mato Correia, Achada Portinho, Centro Histórico da Calheta e Flamengos e, instituições, tais como a Escola Secundária de Calheta, Casa das Artes e Mercado Municipal.

 

Fonte: Balai Cabo Verde

Populares