A Campanha de Segurança Rodoviária “Ao volante, o telemóvel pode esperar”, da responsabilidade da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR), da Guarda Nacional Republicana (GNR) e da Polícia de Segurança Pública (PSP), decorreu nos dias 27 a 30 de março, e teve como objetivo alertar os condutores para as graves consequências do manuseamento do telemóvel durante a condução.
Esta campanha contou, uma vez mais, com a participação do serviço das administrações regionais da Região Autónoma dos Açores e da Região Autónoma da Madeira na realização de ações de sensibilização, completando o trabalho de fiscalização que tem sido realizado pelos comandos Regionais da PSP.
Inserida no Plano Nacional de Fiscalização de 2023, a campanha foi divulgada nos meios digitais e através de 4 ações de sensibilização da ANSR, realizadas em simultâneo com as operações de fiscalização da responsabilidade da GNR e PSP, em Leiria, Bragança, Peso da Régua e Guarda. Idênticas ações ocorreram nas Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira.
Na campanha foram sensibilizados 389 condutores e passageiros, a quem foram transmitidas as seguintes mensagens:
§ A utilização do telemóvel durante a condução aumenta em quatro vezes a probabilidade de ter um acidente e provoca um aumento no tempo de reação a situações imprevistas superior ao efeito de uma taxa de álcool no sangue de 0,8 g/l.
§ A distração ocorre quando duas tarefas mentais, conduzir e utilizar o telemóvel, são executadas ao mesmo tempo, o que provoca lapsos de atenção e erros de avaliação;
§ O uso de aparelhos eletrónicos durante a condução causa dificuldade na interpretação da sinalização e desrespeito das regras de cedência de passagem, designadamente em relação aos peões.
Durante as operações das Forças de Segurança, realizadas entre os dias 27 e 30 de março, foram fiscalizados presencialmente em Portugal 43.212 veículos, tendo sido registado um total de 11.306 infrações, das quais 793 relativas ao uso indevido do telemóvel durante a condução.
|
Número de veículos fiscalizados |
Total de Infrações |
Infrações |
|
GNR |
24 954 |
7 224 |
613 |
|
PSP |
Portugal |
18 258 |
4 082 |
180 |
Continente |
16 773 |
3 683 |
173 |
|
Total Portugal |
43 212 |
11 306 |
793 |
|
|
41 727 |
10 907 |
786 |
No período da campanha, de 27 a 30 de março, registou-se um total de 1.393 acidentes, de que resultaram 3 vítimas mortais, 13 feridos graves e 391 feridos leves.
As 3 vítimas mortais, todas do sexo masculino, tinham idades entre 19 e 54 anos.
Os 3 acidentes com vítimas mortais ocorreram nos distritos de Viana do Castelo, Aveiro e Lisboa.
Todos estes acidentes foram despistes, envolvendo 3 veículos ligeiros, e, num dos casos, com subsequente colisão com um velocípede. Um dos despistes ocorreu numa estrada municipal e os outros dois em arruamentos.
Relativamente ao período homólogo de 2022, verificaram-se mais 190 acidentes, mais 2 vítimas mortais, menos 11 feridos graves e mais 5 feridos leves.
07 Jun. 2023 Regional
07 Jun. 2023 Regional
07 Jun. 2023 Regional
07 Jun. 2023 Regional
07 Jun. 2023 Regional
07 Jun. 2023 Regional
07 Jun. 2023 Regional
07 Jun. 2023 Regional