17.6 C
Vila Viçosa
Sexta-feira, Abril 19, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

“Campanha Portugal Chama” apela à sensibilização na prevenção e combate aos incêndios rurais

A “Campanha Portugal Chama”, com a chancela da República Portuguesa, que integra a participação de todas as áreas governativas e serviços tutelados envolvidos na prevenção e combate aos incêndios rurais, está a decorrer, tendo em conta que estamos no período mais complicados dos incêndios rurais.

Trata-se de um apelo à ação, que lança um desafio a cada um dos portugueses para que se mobilizem e contribuam para um país protegido de incêndios rurais graves.

Assim, entre 1 de julho e 30 de setembro é proibido:

– Fazer queimada extensiva ou queima de amontoados sem AUTORIZAÇÃO (das entidades competentes)

– Utilizar fogareiros e grelhadores (salvo locais autorizados)

– Fumar ou fazer qualquer tipo de lume nos espaços florestais

– Lançar balões de mecha acesa e foguetes. O uso de fogo de artifício precisa de autorização da Câmara Municipal

– Fumigar ou desinfestar em apiários (exceto se os fumigadores tiverem dispositivos de retenção de faúlhas)

– Usar motorroçadoras (excepto se possuírem fio de nylon, evite o uso de grades de discos), corta-matos e destroçadores – apenas em dias de Risco Máximo.

Para esclarecimentos sobre este tema devem os interessados contactar a sua câmara municipal ou junta de freguesia, ou aceder à aplicação Queimas e Queimadas em fogos.icnf.pt/queimasqueimadas. Está ainda disponível a linha telefónica 808 200 520 (8h00-21h00, chamada local).

Limpar os terrenos, cuidar da terra e da floresta, realizar as queimas de forma correta, cadastrar os terrenos, proteger as aldeias e alertar para comportamentos de são atitudes que podem ajudar neste combate.

Populares