Campo Maior

Campo Maior: Beatificação das 14 Mártires Concepcionistas, martirizadas por ódio à fé em 1936, na guerra civil espanhola.

Publicado em Regional 12 julho, 2019

No passado domingo, dia 7, a nossa comunidade da Ordem da Imaculada Conceição, de Campo Maior, viveu um momento de graça, uma antecipação do que será a glória eterna nos braços do Pai do Céu.
A Eucaristia é sempre ação de graças, mas este domingo, pelas 19 horas, demos graças à Santíssima Trindade pela Beatificação das 14 Mártires Concepcionistas, martirizadas por ódio à fé em 1936, na guerra civil espanhola. Presidida por D. José Francisco Sanches Alves e concelebrada por sete sacerdotes, a Eucaristia foi vivida com o coração transbordante de alegria e agradecimento a Deus por este dom que concedeu à Igreja, ao mundo inteiro e, muito especialmente, à nossa Ordem.
Na admonição ambiental foram destacadas algumas virtudes de cada uma das 14 Irmãs, cujos nomes iam soando aos ouvidos, fazendo-nos perceber que eram mulheres concretas, que viveram num tempo concreto, com desejo de se entregarem ao seu Senhor e a quem foi concedida a graça especial do martírio por amor ao seu Amor, por fidelidade ao Esposo Jesus Cristo.
Depois de escutarmos as leituras, tão elucidativas e tão a propósito, na homilia o Senhor Arcebispo Emérito refletia como cada uma das Irmãs era diferente, vinha de distintas regiões de Espanha, de temperamentos e de idades diferentes, até de três comunidades diferentes e nem todas se conheciam entre si…No entanto, Deus quis uni-las para sempre pela confissão da fé até derramarem todo o seu sangue. Nas palavras do evangelho víamos como estava patente a vida das nossas queridas Beatas Maria del Carmen e companheiras, os seus sofrimentos, a sua coerência de vida até se configurarem plenamente com Cristo Crucificado, para com Ele ressuscitarem.
Ao terminar a Eucaristia venerou-se a relíquia das Beatas Concepcionistas com muita reverência e devoção por parte de todos as pessoas que nos acompanharam neste dia, felizes por partilhar connosco este acontecimento.
Os nossos corações estavam cheios de gratidão, dando graças ao Senhor da Vida por estas Irmãs que nos precederam na glória, apontando-nos o caminho da humildade, do perdão aos inimigos e do abandono confiante nas mãos do Pai Celestial que, aconteça o que acontecer, diz-nos que “nada poderá causar-nos dano” porque Ele venceu a morte.
Beata Maria del Carmen Lacaba e companheiras Mártires Concepcionistas rogai por nós!

Comunidade da Ordem
da Imaculada Conceição de Campo Maior

Últimas notícias

Histórico de Notícias

« Agosto 2019 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
      1 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 30 31