Alentejo

Canil Intermunicipal da Resialentejo duplica capacidade devido a lei de proibição de abate de animais, diz dirigente (c/som)

Publicado em Regional 25 setembro, 2018

A lei que proíbe o abate de animais em canis e gatis como medida de controlo da população, entrou em vigor a 23 de setembro, depois de um período de adaptação de dois anos.

Em consequência desta lei, os 11 municípios que integram o Canil/Gatil Intermunicipal da Resialentejo (CAGIA) vão proceder à ampliação da infraestrutura, mas “é necessário que haja uma preocupação adicional na questão da esterilização e na questão da adoção” afirma à RC Aníbal Reis Costa, diretor executivo da Resialentejo.

 Lei "vem criar desafios acrescidos aos centros de recolha de animais"

 

 

O dirigente defende que esta lei implica uma alteração de paradigma, pelo que “deveria ter sido encontrada uma resposta a nível nacional para não estramos neste momento com algum tipo de dúvida”.

O CAGIA tem atualmente capacidade para cerca de 70 animais, sendo que após a ampliação ficará com o dobro da capacidade. Esta intervenção representa um investimento de “300 mil euros com 30 mil euros de apoio do orçamento nacional”. Com projeto elaborado, a entidade e os municípios pretendem lançar obra “até ao final do ano”.

 "Mesmo que dupliquemos a capacidade de acolhimento, não será suficiente se tudo o resto não foi feito"

 

 

Aníbal Costa reitera a necessidade de medidas complementares e esterilização e de sensibilização à adoção e ao não abandono, “caso contrário nenhumas instalações […] poderão ser suficientes para lidar com a questão”.

Reguengos de Monsaraz, Beja, Aljustrel, Almodôvar, Alvito, Cuba, Castro Verde, Moura, Serpa, Ourique e Vidigueira são os municípios que integram este projeto de recolha e encaminhamento final dos animais domésticos de companhia abandonados, com instalações no Parque Ambiental Montinho, perto de Beja.

Últimas notícias

Histórico de Notícias

« Dezembro 2018 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
          1 2
3 4 5 6 7 8 9
10 11 12 13 14 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 29 30
31