A Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP) reuniu hoje, dia 13 de Janeiro, em Mértola com os dirigentes associativos do Baixo Alentejo e Algarve.
Esta foi a segunda reunião de uma ronda de Conselhos Consultivos que ao longo do mês de janeiro irá percorrer o país, com o próposito de ouvir os representantes regionais dos agricultores sobre as questões da atualidade da Agricultura portuguesa e esclarecendo diversas matérias relacionadas com o setor, segundo uma nota de imprensa enviada à nossa redação.
Em Mértola, os dirigentes associativos do sul do País receberam informação atualizada sobre os níveis de execução do PDR (Programa de Desenvolvimento Rural), o processo de desenvolvimento da PAC (Política Agrícola Comum) e o respetivo PEPAC (Plano Estratégico da PAC).
Foi ainda questionado à CAP sobre a capacidade do Ministério da Agricultura para resolver os diversos problemas relativamente a estas e outras questões.
O encontro verificou-se imediatamente após uma sessão de esclarecimento promovida pela CAP em Lisboa, com os representantes dos partidos políticos a propósito das eleições legislativas do próximo dia 30 de janeiro, na qual se constatou a necessidade de corrigir erros no funcionamento do Ministério e reforçar as suas competências, como devolver ao mesmo a tutela de áreas fundamentais para o setor e para o mundo rural, como a gestão das florestas, da água e dos animais.
Esta série de Conselhos Consultivos Regionais conta com a presença do Presidente da Confederação dos Agricultores de Portugal, Eduardo Oliveira e Sousa, e do Secretário-Geral da Confederação, Luís Mira, incluindo este ano a participação virtual de todo o Departamento Técnico da Confederação.
A ronda de encontros regionais irá prosseguir no dia 14 de janeiro, com o Conselho Consultivo Regional do Oeste, no Sobral de Monte Agraço.
21 maio 2022 Regional
21 maio 2022 Regional
21 maio 2022 Regional
21 maio 2022 Regional
21 maio 2022 Regional
21 maio 2022 Regional