17 C
Vila Viçosa
Terça-feira, Abril 23, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Cáritas com cerca de meio milhão de euros para reconstrução de casas destruídas pelos incêndios em Portalegre e Castelo Branco

A Cáritas Portuguesa anunciou nesta sexta-feira (25 de Agosto) o relançamento da campanha de apoio às vítimas dos incêndios, cuja verba de 1,7 milhões de euros já angariada visa recuperar 48 habitações, e justificou a decisão com os “muitos pedidos de apoio”.

De acordo com um comunicado enviado às redações, a Cáritas explica que a verba angariada na campanha anterior “está neste momento totalmente direcionada para a recuperação parcial e total de 48 habitações”.

Segundo a Cáritas, 1,3 milhões de euros “estão destinados à Cáritas Diocesana de Coimbra, que está a trabalhar na reconstrução de 40 habitações”, a maioria localizadas em Pedrógão Grande e Castanheira de Pera, e outros 441.883,16 euros “estão direcionados para a Cáritas Diocesana de Portalegre-Castelo Branco”.

Elicídio Bilé, presidente da Cáritas de Portalegre-Castelo Branco, esclarece que, “além da reconstrução das oito habitações e aquisição de equipamento para duas empresas no concelho de Mação, existem novas situações”.

Nomeadamente, três casas em Vila de Rei, duas em Abrantes, uma no Gavião e ainda outra em Vila Velha de Ródão, acrescentando que soube recentemente de “mais duas casas em Oleiros, de primeira habitação”.

“Aos 200 mil euros disponibilizados no início do verão” por esta instituição para apoio à reconstrução, “são agora somados mais cem mil euros do seu fundo de emergências nacionais”, esclarece a Cáritas Portuguesa.

“Contudo, este montante não é suficiente para cobrir as necessidades atuais, pelo que a direção da Cáritas Portuguesa decidiu relançar a campanha de apoio às vítimas dos incêndios, procurando, com a solidariedade de todos os portugueses, devolver a esperança às populações mais afetadas”, acrescenta.

 

Populares