Vila Vicosa

Cáritas Paroq. de V. Viçosa sem órgãos sociais. Arcebispo de Évora dá hoje posse à Comissão de Gestão

Cáritas Paroq. de V. Viçosa sem órgãos sociais. Arcebispo de Évora dá hoje posse à Comissão de Gestão Foto: Jornal "Solidariedade" (dir.)
Regional 05 Ago. 2020

O Arcebispo de Évora, D. Francisco Senra Coelho, vai dar posse, esta quarta-feira, pelas 16h30, à Comissão Administrativa de Gestão, de carácter AD HOC, da Cáritas Paroquial de Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa.

De acordo com o jornal “A Defesa”, que teve acesso à Provisão, a constituição desta Comissão surge na sequência dos anteriores órgãos sociais, que “viram caducar o respetivo mandato, e, tendo excecionalmente permanecido nos cargos em situação de prorrogação de mandato, exprimiram, entretanto, por comunicação escrita de 11 de março de 2020 (…), vontade inabalável de verem cessar esta sua comissão, particularmente, de não verem renovados os respetivos mandatos e de «…não voltar a integrar qualquer cargo noutra eventual direção», presidente da Direção inclusive”.

Na mesma Provisão pode ler-se que “nem o Assistente Diocesano, nem o Assistente/Pároco do Lugar, apresentaram proposta/lista para a renovação/recomposição dos órgãos sociais que viabilize a regularização institucional e o início de um novo mandato, nem o farão, já que como afirmam «E não vislumbramos, neste momento, pessoas fortes e com cariz para o fazer, por isso, não propomos»”.

“Por isso, o presidente da Direção e também o «Assistente/Pároco do Lugar», por intermédio da citada carta, requereu, por si e na qualidade em que se encontra investido, a intervenção da Tutela, com os meios, a oportunidade e a densidade que esta, em razão da sua Alta Direção, coordenação e vigilância, julgue mais conveniente”, acrescenta a Provisão, citada pelo “A Defesa.”

Lê-se ainda na Provisão que “em face da gravidade e consequências decorrentes direta e imediatamente do vazio institucional-administrativo e não descurando, a situação económico-financeira preocupantemente deficitária, urge, in prima facie, e de forma imediata, garantir a gestão da instituição, bem como, a prática de todos os demais atos que se mostrem capazes de assegurar a defesa dos superiores interesses, quer dos utentes, quer de trabalhadores, fornecedores e demais interessados que com ela se interrelacionem, bem como, promover os atos necessários tendentes à regularização do quadro institucional através da regularização dos órgãos sociais, para início de um novo mandato”.

A Comissão Administrativa de Gestão, de carácter AD HOC, da Cáritas Paroquial de Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa, que toma posse hoje, é constituída da seguinte forma: Presidente – Diácono Eng. Luís Delgadinho Oliveira Rodrigues; Vogal – Prof. Dr. João Manuel Galhanas Mendes; Vogal, com funções de tesoureiro – Diácono Dr. Rui Manuel Mira Romão; Vogal – Dr. Jorge Manuel Salgueira Mateus; Assistente/ Pároco do Lugar: Cónego Dr. Francisco Hipólito Santanita Machado Couto.

Esta Comissão vigora de forma temporária por períodos de seis meses, com o “desiderato primário deste mandato, a prática dos atos necessários à regularização institucional da Cáritas Paroquial, que se expresse na apresentação ao Ordinário do Lugar de lista completa dos órgãos sociais, incluindo, os novos membros da Direção e do Conselho Fiscal”, pode ainda ler-se na Provisão a que “A Defesa” teve acesso.

Últimas notícias

Histórico de Notícias

« Setembro 2020 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
  1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30