17.6 C
Vila Viçosa
Quinta-feira, Março 28, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Casa do Alentejo comemora este ano 100 anos de história!

A Casa do Alentejo celebra este ano 100 anos de história.

Situada em Lisboa este é um espaço onde se respira amor ao Alentejo. Local de romaria por Alentejanos que estão afastados da região Alentejo, este espaço centenário é também palco de inúmeras atividades culturais.

São, como pode ler-se na sua página oficial  “100 anos por amor ao Alentejo” que irão ser celebrados com um vasto programa de comemorações e muitas histórias para partilhar.

A ideia de criar uma Liga que reunisse a “colónia alentejana em Lisboa” remonta a 1912. No entanto, a primeira tentativa não foi bem sucedida e o processo só viria a ser reiniciado cerca de dez anos depois, a partir do mesmo núcleo de notáveis que fundaram o Grémio Alentejano em 10 de Junho de 1923.

Em 1939, por força da legislação que então vigorava, a agremiação teve que abdicar da designação de “Grémio”, passando a chamar-se Casa do Alentejo.

Espaço reconhecido pela sua profícua actividade no campo cultural, social, assistencial e recreativo aos serviço dos alentejanos em geral e, em particular, dos radicados na cidade de Lisboa e periferia, mantendo uma constante colaboração com as autarquias de Lisboa, Setúbal e Alentejo.

As manifestações culturais realizadas na sua magnífica sede tiveram a participação de personalidades públicas que, durante décadas, a têm honrado com a sua presença, o que lhe fez merecer inúmeros louvores e condecorações, de que destacamos agraciamento com o “Grau de Oficial da Ordem de Benemerência” que lhe atribuiu o Ministério da Educação Nacional a 29 de Julho de 1939.

Em 1991 foi também reconhecida como “Pessoa Colectiva de Utilidade Pública”, nos termos do Decreto-lei n.º 460/77, publicado no Diário da República, II série, n.º 7 de 9 de Janeiro de 1999. A Federação Portuguesa das Colectividades de Cultura e Recreio concedeu-lhe o “Diploma de Federada” em 30 de Setembro de 1970.

Populares