17.2 C
Vila Viçosa
Quarta-feira, Abril 24, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Casa do Alentejo, em Lisboa, em risco de fechar portas

A Casa do Alentejo, um dos espaços mais emblemáticos de Lisboa está em risco de fechar.

Este espaço que já tem 97 anos, como muitos outros pelo país, está a sofrer com a crise pandémica e pode mesmo não resistir. A afluência restaurante diminuiu e muitas das atividades que costumavam acontecer no espaço foram canceladas.

Em declarações à Antena 1, Manuel Verdugo, vice-presidente da Casa do Alentejo, explica que “com a pandemia isto entrou na estaca zero. Nós tínhamos aqui uma estrutura com cerca de 40 trabalhadores, tivemos encerrados durante o período de Estado de Emergência, reabrimos em maio, mas tivemos uma quebra de receitas e visitas na casa dos 80%. Ou seja, nós estamos aqui numa situação muito dramática para manter os postos de trabalho que temos aqui, que existiam porque estavam sustentados na procura que tínhamos, que era imensa e agora a procura diminuiu consideravelmente”.

O bar e restaurante eram a principal fonte de receita que “permitiam ter a casa aberta”. O vice-presidente do espaço relembra que a direção funciona toda em regime “pro bono” e apela ao Governo para que tome medidas “ou esta casa pode correr o risco de encerrar e pode correr o risco de as pessoas terem de ir para casa e haver muito desemprego e há aqui famílias envolvidas e penso que o Governo não está a tomar as devidas medidas”.

De forma a tentar “salvar” o espaço e evitar o seu encerramento, já seguiram pedidos de audiência aos Ministérios da Economia e do Trabalho, aos grupos parlamentares, à Câmara Municipal de Lisboa e aos vários municípios alentejanos.

Populares